Crianças rezam o Terço em iniciativa mundial

Crianças rezam o Terço em iniciativa mundial
A ação é promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e o Santuário de Fátima será um dos centros desta jornada de oração.

É uma iniciativa internacional promovida pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e conta com o apoio da Rede Mundial de Oração do Papa e do Apostado Mundial da Oração.  Em Portugal o Santuário de Fátima será um dos centros desta jornada mundial de oração do Terço com crianças, agendada para o próximo domingo, 18 de outubro às 18h30, a partir da Capelinha das Aparições.

Segundo um comunicado da Fundação AIS, e à semelhança de anos anteriores, “será possível a milhares de crentes acompanharem a oração das crianças desde o Altar do Mundo, cumprindo assim também um dos pedidos de Nossa Senhora aos Pastorinhos ao longo do ano de 1917”.

A Fundação AIS vai mobilizar crianças para a oração do Terço em mais de 80 países de todos os continentes e em várias línguas.

O Papa Francisco já se associou à iniciativa. “Apoio esta bela iniciativa que junta crianças de todo o mundo, que vão rezar especialmente pelas situações de crise causadas pela pandemia”, disse Francisco, no domingo passado, 11 de outubro, logo após a recitação do Angelus.

Numa mensagem enviada a todos os secretariados AIS, presidente internacional da Fundação AIS, Cardeal Mauro Piacenza, e  assistente eclesiástico da internacional da instituição, Padre Martin Barta, sublilharam a importância de se mobilizar crianças para a oração do Terço, afirmam que “nunca antes na História houve uma crise de saúde e uma crise existencial tão global”.

“A escala desta epidemia ultrapassa tudo o que a humanidade experienciou até hoje. O mundo inteiro foi, e ainda está, exposto a um vírus invisível que levou centenas de milhares de pessoas à morte e que gerou repercussões económicas e sociais devastadoras e, ainda na sua maioria, imprevisíveis”, pode ler-se na mensagem.

A iniciativa “1 Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz” é levada a cabo pelos diversos secretariados internacionais da Fundação AIS, numa mobilização que, a nível geral, vai envolver milhares de pessoas em paróquias, grupos de catequese, colégios, movimentos e congregações.

Esta jornada de oração teve início em 2005 em Caracas, a capital da Venezuela, recuperando a expressão do Padre Pio de que, ‘quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar’, assinala a AIS.

IM

 

Quinta, 15 de Outubro de 2020