Divulgado logotipo da JMJ Lisboa 2023

Divulgado logotipo da JMJ Lisboa 2023
Os traços da cultura e religiosidade portuguesa expressos na Cruz, atravessada por um caminho onde surge o espírito Santo e a figura da Virgem, e uma referência à oração do Rosário.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ),  que se realizará em Lisboa em 2023, apresentou hoje o logotipo do próximo encontro internacional de jovens católicos. 

Inspirado no lema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39), proposto pelo papa Francisco para esta jornada, e nos traços da cultura e religiosidade portuguesa, o logotipo, da autoria da portuguesa Beatriz Roque Antunes, tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário. A imagem gráfica, marcada pelo vermelho, verde e amarelo, evoca as cores da bandeira nacional. 

A proposta vencedora foi escolhida num concurso internacional promovido pelo Comité Organizador Local (COL), que contou com a participação de centenas de candidatos, provenientes de 30 países dos cinco continentes”.

Beatriz Roque Antunes, jovem designer portuguesa de 24 anos, estudou Design em Londres e na Faculdade de Belas Artes de Lisboa; atualmente trabalha numa agência de comunicação, na capital portuguesa.

A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipa de académicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou 21 propostas; estas foram depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências de comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas.

A decisão final coube ao Vaticano, através do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

No âmbito da divulgação do logotipo da JMJLisboa2023, também a Câmara Municipal de Lisboa lançou hoje um video com um convite à participação dos jovens de todo o mundo na Jornada Mundial da Juventude, destacando a história da cidade e as suas preocupações solidárias e ecológicas.

“Vem viver a alegria da partilha e do encontro. Aqui vais descobrir a missão de construir um mundo mais justo, mais fraterno e solidário. Levanta-te: Lisboa espera por ti”, é o apelo deixado pela Câmara Municipal de Lisboa aos jovens de todo o mundo.

ISCF/Agência Ecclesia

Sexta, 16 de Outubro de 2020