O que é?

A vocação é sempre um encontro, uma relação interpessoal, uma realidade dialógica. Com efeito, a categoria que melhor exprime esta natureza bipolar
da vocação é a categoria do diálogo. Toda a revelação divina estabelece
um relacionamento dialogal entre Deus que chama e o homem que responde” (LLANOS Mario Oscar, Servir as Vocações na Igreja, 18-19, Ed. Salesianas, 2009).

Vocação

Vem do verbo latino “vocare”, ou seja, “chamar” – significa sempre um chamamento, há sempre “alguém” que nos convoca
e nos provoca. Assim, se na vocação há uma interpelação, um desafio, supõe também uma resposta, uma opção.

Como sei qual é a minha vocação?

É importante estares certo de que a única maneira de seres verdadeiramente feliz é descobrindo e fazendo a vontade de Deus. Não duvides de que, se Ele te chama para tomares determinada decisão, Ele não o faz só porque precisa de alguém para realizar determinada tarefa, mas chama-te para dar um propósito e um significado à tua vida. Desde sempre, Deus pensou um plano de felicidade para ti!

“Senhor, o que queres de mim?” – a resposta a esta pergunta nem sempre surge com tanta clareza e rapidez como gostarias. É necessário escutares o teu interior e, no fundo de ti mesmo, encontrarás resposta.

Algumas atitudes que te ajudarão a escutar a vontade de Deus:

  1. Acolhe que Deus te ama! Coloca a tua relação com Jesus em primeiro lugar na tua vida. Foi o que os Apóstolos e os santos fizeram, tal como muitos outros cristãos “normais”. Todos perceberam que descobrir qual é a sua própria vocação começa pela capacidade de investir na sua relação com Jesus.

  2. Sê fiel à oração. Na tua oração pessoal, estás a cultivar a tua relação com Jesus. Sê fiel à participação na Eucaristia e à comunhão eucarística.

  3. Abeira-te do Sacramento da Reconciliação. Os teus pecados são obstáculo à tua relação com Cristo? Não tenhas receio de pedir perdão no Sacramento da Reconciliação. Jesus sabe do que precisamos. Só temos que Lhe pedir.

  4. Confia em Deus! Ele só quer que tu sejas feliz. No entanto, o caminho para a felicidade pode ser diferente do que tinhas pensado. Sentes coragem para fazer a vontade de Deus? Essa é a tua vocação e é assim que encontras a verdadeira felicidade. Jesus chama-te! O que respondes?

(cf. REMERY, Michel, Twitando com Deus, 332-333)