Psicólogos ajudam adultos a explicar distanciamento social e isolamento às crianças

Psicólogos ajudam adultos a explicar distanciamento social e isolamento às crianças
A ordem dos psicólogos publicou um conjunto de orientações que pretendem ajudar os adultos a explicar às crianças o porquê e a importância do distanciamento social e isolamento.

A Covid-19 obrigou a sociedade a adotar regras de distanciamento social com vista a evitar a transmissão do vírus. As crianças, de um momento para o outro, foram retiradas das creches, jardins de infância e escolas, afastadas dos seus amigos e dos seus avós para evitarem o risco de contágio.  

A ordem dos psicólogos publicou um conjunto de orientações que pretendem ajudar os adultos a explicar às crianças o porquê e a importância do distanciamento social e isolamento.

COMO EXPLICAR A UMA CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO? 

Utilize informação clara e real, palavras adaptadas à idade da criança e confirme que ela compreendeu correctamente a mensagem que lhe quis passar. Limite a sua exposição a notícias, é preferível receberem informação do adulto de referência. 

Explique a mesma coisa várias vezes e dê-lhes oportunidade para expressarem os seus sentimentos e receios. 

Transmita confiança, explicando que os organismos de saúde e os próprios pais/cuidadores estão a trabalhar para o acesso a bens necessários, saúde e segurança da criança e de todos.

COMECE POR EXPLICAR O QUE É O VÍRUS E COMO SE TRANSMITE: 

O corona vírus é tão PEQUENO que só o CONSEGUIMOS VER através de um MICROSCÓPIO. 

Podemos ver uma imagem dele na internet para percebermos que ele tem este nome porque parece uma COROA. 

Toda a gente sabe que ele existe e fala nele porque ele é CONTAGIOSO e está a ESPALHAR-SE MUITO RAPIDAMENTE pelas pessoas de muitos países, através de pequenas gotículas que libertamos quando falamos, tossimos ou espirramos (e que caem para os objectos e depois passam para as nossas mãos quando lhes tocamos). 

Algumas pessoas que FICAM DOENTES por causa deste vírus (por exemplo, ficam com dificuldade em respirar, tosse ou febre), PODEM PASSAR A OUTRAS e precisar de tratamento ou de ir para o hospital e por isso é que as pessoas estão preocupadas. 

FAÇA A CRIANÇA SENTIR QUE PODE AJUDAR A COMBATER O VÍRUS: 

Enquanto os CIENTISTAS estão a tentar descobrir mais coisas sobre o vírus, COMO ELE PÕE AS PESSOAS DOENTES e a tentar ENCONTRAR UMA VACINA para ele, e os profissionais de saúde estão a ajudar as pessoas que já estão doentes, NÓS TAMBÉM PODEMOS AJUDAR. 

Na verdade, se todos tivermos alguns cuidados, PODEMOS EVITAR QUE MAIS PESSOAS FIQUEM DOENTES. 

EXPLIQUE-LHE COMO SE PODE PROTEGER A SI E AOS OUTROS: 

Para sermos uma espécie de SUPER-HERÓIS e DESTRUIRMOS ESTE VÍRUS precisamos de lavar frequentemente as mãos e muito bem (como os cirurgiões!); tossir e espirrar para o cotovelo; avisar quem nos ajuda a limpar o nariz que tem de deitar fora o lenço e lavar novamente as mãos; não andar sempre a levar as mãos à cara e evitar dar beijinhos e abracinhos a outras pessoas que não os nossos familiares mais próximos (porque o vírus entra no nosso corpo pelos olhos, boca e nariz) e... ficar em casa. 

ASSIM O VÍRUS NÃO ENTRA NO NOSSO CORPO E NÓS NÃO O PASSAMOS A OUTRAS PESSOAS. 

VALIDE OS SENTIMENTOS DE ANSIEDADE, MEDO, FRUSTRAÇÃO E ABORRECIMENTO E ENCORAJE UMA ATITUDE POSITIVA: 

Ficar em casa, LONGE DA ESCOLA, dos nossos AMIGOS e das ATIVIDADES QUE GOSTAMOS de fazer é muito chato, podemos sentir-nos tristes, com saudades e aborrecidos. MAS, TAMBÉM PODE SER DIVERTIDO! 

TEMOS MAIS TEMPO PARA BRINCAR todos juntos em casa, JOGAR JOGOS e fazer coisas que não costumamos fazer.
Também podemos continuar a falar e a brincar com alguns familiares e amigos fazendo VIDEOCHAMADAS. 

TRANSMITA ESPERANÇA E SEGURANÇA: 

NÃO VAMOS FICAR EM CASA PARA SEMPRE, são só alguns dias. E, de vez em quando, (nos casos em que o isolamento é apenas preventivo), podemos dar um passeio na rua, em sítios com poucas pessoas e ao ar livre, jogar à bola ou fazer uma corrida. 

VAMOS MANTER AS NOSSAS ROTINAS de levantar, comer e dormir (e estudar, se estiver-mos em idade escolar). E podes ir pensando em COISAS QUE GOSTAVAS DE FAZER DURANTE O DIA e fazer uma lista, com horários e tudo. 

Podemos também podemos fazer um diário de bordo para um dia nos lembrarmos desta grande aventura em que FOMOS SUPER-HERÓIS E GANHÁMOS ESTA LUTA CONTRA O VÍRUS. 

 

Segunda, 30 de Março de 2020