Centro de Cooperação Familiar

O Centro de Cooperação Familiar (CCF) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundado pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF).

O CCF propõe-se contribuir para a promoção social das famílias residentes nas zonas da sua implantação ou outras, quer por sua iniciativa, quer em colaboração com os serviços Públicos competentes ou outras instituições Particulares, num espírito de solidariedade humana, cristã e social.

O CCF tem por objetivo a assistência à infância, juventude e idosos cooperando com as famílias a diversos níveis. Dentro dos seus objetivos organiza também colónias de férias para crianças, adolescentes , jovens e  famílias. Faz acolhimento a famílias ou a membros isolados das mesmas. Desenvolve ainda atividades de formação e promoção humana, familiar, social e espiritual de pessoas e grupos.

O CCF está presente em três equipamentos do ISCF: Em Fátima, no Lar Betânia (estrutura residencial de pessoas idosos), em Carcavelos, no “Botãozinho” (Creche e Jardim de Infância) e em Casegas, no serviço à comunidade local.


Por iniciativa do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) é fundado o Centro de Cooperação Familiar (CCF), como Instituição Particular de Solidariedade Social, ereto canonicamente nos termos da Concordata com sede na Rua de Luanda, nº 256 – 2775-232 Carcavelos/Parede, Concelho de Cascais, Distrito e Diocese de Lisboa.

O CCF propõe-se contribuir para a promoção social das famílias residentes nas zonas da sua implantação ou outras, quer por sua iniciativa, quer em colaboração com os serviços Públicos competentes ou outras Instituições Particulares, num espírito de solidariedade humana, cristã e social.

O CCF nas suas atividades, orientar-se-á pelos seguintes princípios ou normas:

  • - O conceito global e unitário da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade;
  • - O aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral dos seus utentes;
  • - O espírito de convivência e de solidariedade social como fator decisivo do trabalho comum tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias, dos grupos sociais;
  • - Como Instituição cristã que é deverá respeitar a liberdade de consciência, não abdicando, porém, de proporcionar aos seus utentes uma adequada formação cristã.

O CCF tem por objetivos:

  • - Assistência à infância, juventude e idosos, cooperando a diversos níveis com as famílias, podendo atribuir aos seus estabelecimentos qualquer denominação que, para o fim a que se destina, entenda por apropriada e não seja proibida pela lei eclesiástica ou civil;
  • - Colónia de férias para crianças, adolescentes, jovens e famílias;
  • - Acolhimento a famílias ou a membros isolados das mesmas;
  • - Actividades de formação e promoção humana, familiar, social e espiritual de pessoas e grupos.

O CCF poderá celebrar “Acordos de Cooperação” com as Entidades Oficiais e Particulares, em ordem a receber apoio técnico e financeiro para as atividades que o justifiquem e de harmonia com as disposições legais, tanto relacionadas com o pessoal técnico como com os utentes. (…)
(cfr. Estatutos do CCF)

Consulte aqui as Contas do Exercício do Centro de Cooperação Familiar:

Localidades/Equipamentos Sociais onde o CCF desenvolve a sua actividade:

Fátima - Lar Betânia / estrutura residencial de pessoas idosas

Carcavelos - Creche e Jardim de Infância "O Botãozinho"

Casegas - Serviço à Comunidade Local