Focos de Esperança

Os Focos de Esperança são um movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Bebem do carisma de toda a obra fundada por Monsenhor Alves Brás e com tal pretendem ser focos de esperança junto das famílias.

Focos de Esperança

Os Focos de Esperança são um movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Bebem do carisma de toda a obra fundada por Monsenhor Alves Brás e com tal pretendem ser focos de esperança junto das famílias.

Numa caminhada de descoberta, caraterística das idades mais jovens, querem descobrir o seu lugar no mundo e na Igreja. Pretendem aprofundar a virtude da esperança e fazê-la acontecer nos contextos onde estão inseridos.

Presentes nos vários locais onde as Cooperadoras da Família desenvolvem a sua missão, os jovens Focos de Esperança, desenvolvem um conjunto de atividades onde se destacam encontros, retiros, caminhadas, campos de férias e muitas outras iniciativas que os ajudam num percurso individual e coletivo de vivência de fé e de testemunho na Igreja e em Igreja.

Acreditamos que somos mais pessoa na medida em que descobrimos o outro como pessoa; acreditamos nos jovens, na sua generosidade, criatividade e energias ao serviço da edificação da “casa comum dos humanos”; acreditamos na família e nas suas potencialidades.

Nesta aventura, não estamos sozinhos: há uma família maior à qual pertencemos – a Família Blasiana – e com ela procuramos ser focos de esperança junto das famílias!

Jesus Cristo é a razão da esperança que queremos SER e VIVER.

A Esperança que queremos SER e VIVER há de manifestar-se em valores que nos definem: Alegria, verdade, perdão, compromisso, responsabilidade, otimismo, solidariedade, respeito, fé.

Testemunho

Se és esperança e da esperança queres viver,
A este grupo podes pertencer. Alinhas?!…

Missão

A nossa razão e missão é ser “Foco de Esperança”.

Queremos: Ser SINAL de ESPERANÇA, porque acreditamos na VIDA, defendemos a VIDA e amamos a VIDA. Ser testemunho vivo e ativo da esperança junto daqueles que se cruzam no nosso caminho. Ser como um foco a iluminar a humanidade desafiando-a a trilhar os caminhos da esperança. A nossa missão é iluminada pelos valores do Evangelho, por isso temos como meta Jesus Cristo que nos convida a ser: 

  • “luz do mundo” (Mt 5,14-16)
  • “alegres na esperança” (Rom12,12)
  • “sentinelas do amanhã” (João Paulo II)


A realização da nossa missão só faz sentido se apostamos em crescer e partilhar a vida com outros jovens. Há por isso um conjunto de objetivos que norteiam a nossa ação: 

  • Descobrir o nosso lugar no mundo e na Igreja, como jovens e como grupo 
  • Descobrirmo-nos como seres em projeto 
  • Aprofundar a virtude da esperança e fazê-la acontecer nos contextos onde estamos inseridos 
  • Desenvolver e aprofundar o sentido da vida
  • Conhecer o Pe. Joaquim Alves Brás, a sua vida e ação junto das famílias e dos mais carenciados.


Para saber mais:
https://www.facebook.com/j.focosesperanca/

Facebook
Twitter