Quem Somos

Somos um Instituto feminino de Vida Consagrada Secular, ao serviço da evangelização da Família. Vivemos em pleno mundo, procurando contribuir para o seu crescimento, progresso e santificação segundo o plano de Deus.

Quem Somos

Um Instituto, constituído por um grupo de mulheres que acreditam em Jesus Cristo, o Filho de Deus Pai, e aceitam o desafio de com Ele e com quantos nele acreditam, transformar o mundo numa casa habitável e num jardim onde o perfume das flores da verdade, da lealdade, do equilíbrio, da harmonia, da beleza e da paz, possam inebriar o homem de felicidade autêntica e duradoira, – uma antecipação e um pré-anúncio do Reino do Céu.


Utopia?

Sem Ele sim.
Com Ele não, porque o que é impossível aos homens é possível a Deus!. Para isso, optamos por deixar encarnar Jesus em nossas vidas, adotando o estilo de vida que Ele para si escolheu, professando os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência.

Somos consagradas seculares. A nossa vida assenta na tríade:

 

Consagração evangélica:

Radica na consagração Batismal, por um dom especial do Espírito Santo, associa a nossa à oblação de Jesus Cristo, ao Pai pela salvação da humanidade. Sem qualquer sinal externo, a consagração comporta o carácter essencial do total e radical empenhamento, pelo Reino, no Instituto, contraindo com ele um vínculo estável, tornando-nos participantes do mesmo carisma e missão e constituindo-nos em família eclesial.

Secularidade:

A consagração não só não nos afasta do mundo, mas nos insere mais profundamente nele, dando-nos um especial sentido de responsabilidade pelo seu evoluir histórico. Queremos estar no mundo com uma atitude contemplativa que vê com os olhos de Deus, que ama com o amor de Deus e age pelo Seu Espírito, totalmente entregues a buscar o Reino de Deus.

Apostolado:

Vivendo no contexto das estruturas sociais, tendemos a ser fermento evangélico no âmbito da vida familiar, profissional, cultural, económica e política, para infundir na família e na sociedade energias novas do Reino a fim de o transfigurar a partir de dentro com a força das bem-aventuranças.

 

Identidade e Carisma

Como Instituto Secular das Cooperadoras da Família, nascemos da compreensão do desígnio misterioso de Deus sobre a Família e a sua base de constituição – o sacramento do matrimónio. Cremos tratar-se de um dom, suscitado na Igreja pelo Espírito de Deus, e partilhado hoje por algumas centenas de mulheres que, seguindo no rasto do seu Fundador, têm uma visão profética da Família, num mundo em mudança.

“O Instituto tem como carisma e missão próprios e específicos o cuidado da santificação da Família, fonte de vida humana e principal agente de transformação do mundo. Alimenta este seu espírito no exemplo da Sagrada Família de Nazaré, reflexo da Trindade Santíssima, Família Una e Indivisível.” (Constituições art. 6º).

 

Através do seu carisma, o Instituto das Cooperadoras da Família pretende irradiar na Igreja e no mundo a sua espiritualidade, para que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, cada família humana seja lugar de humanização da pessoa e da sociedade.

 Notas caraterísticas da nossa espiritualidade:

  • Trinitária: Pela consagração, a Cooperadora é convidada a viver em comunhão íntima com as três pessoas divinas, alimentando a sua vida interior numa oração contínua, e desenvolvendo a sua capacidade de olhar e intervir no mundo das famílias
  • Cristocêntrica: Assim como Jesus era o centro do Lar de Nazaré, assim a Cooperadora da família deve ter Jesus Cristo no centro da sua vida, esforçando-se por fazer da sua existência uma permanente Eucaristia.
  • Mariológica: Seguindo a escola de Nazaré, a Cooperadora da Família tem de aprender a contemplar e a seguir Jesus em cada momento da sua vida. Como a Virgem Maria, a primeira mulher consagrada secular, guardará tudo em seu coração, para penetrar nos desígnios divinos de amor e de salvação para o mundo.
  • Eclesiológica: Integrada no Povo de Deus, em comunhão com a hierarquia e com todos os batizados, a Cooperadora da família partilha das alegrias e das tristezas, das vicissitudes e esperanças da Igreja, colocando as suas capacidades ao serviço das comunidades locais em que está inserida.
  • Contemplativa/Ativa: A exemplo de Jesus, a Cooperadora deve estar atenta ao Senhor que passa e se manifesta nas circunstâncias da história, esforçando-se por realizar a síntese entre contemplação e ação: “Mãos no trabalho, coração em Deus”

Missão

Nascidas da família e vocacionadas para anunciar a Boa Nova às Famílias, as Cooperadoras empregam todas as energias do coração e da mente, para realizar os ministérios que lhes competem, como consagradas seculares. As Cooperadoras da Família dão “rosto” à missão – a santificação da Família – inseridas nos vários sectores de atividade e exercendo diversas profissões nas áreas da acção social, ensino, saúde, administração, atendimento, cozinha e serviços gerais.

Cooperamos com a família, desenvolvendo um conjunto de atividades nas áreas:

Infância: Creche, Pré-escolar, Tempos livres, Centro de Acolhimento Temporário

Juventude: Grupos de Jovens, Ocupação de Tempos Livres, Campos de Férias, Jovens Focos de EsperançaEscola Profissional Agentes de Serviço e Apoio Social

Terceira Idade: Lares, Centros de dia, Serviço de Apoio ao Domiciliário

Família: Centro de Apoio à Família, Preparação para o Matrimónio, Atendimento Psicossocial

Dinamizamos: Obra de Santa Zita, Centros de Cooperação Familiar Movimento por um Lar Cristão, Instituições que constituem, com o ISCF, a Família Blasiana.

Colaboramos nas atividades pastorais da igreja local, a nível paroquial, diocesano e nacional, particularmente nas que mais diretamente se relacionam com a evangelização da Família.

Promovemos campanhas a favor da vida e da promoção da família.

Inserimo-nos na Missão Ad Gentes. No Jubileu do ano 2000 as Cooperadoras iniciaram a sua missão em Cabinda, num projeto de desenvolvimento da mulher de Cabinda.

Na fidelidade à ideia de força do Fundador – “Salvemos a família e salvaremos o mundo”- todas as nossas atividades se orientam segundo as prioridades da família, nas suas diversas dimensões. 

Simbologia do logótipo

O logótipo simboliza que o Instituto, através do testemunho pessoal da vida cristã dos seus membros, vivida na fidelidade à consagração, na gratuidade da entrega, no amor fraterno, no acolhimento e no serviço, procura dar rosto humano à ternura e misericórdia divina, que vem ao encontro da humanidade, para lhe anunciar Jesus Cristo seu Salvador e Redentor que nasce no seio de uma família, para desvendar em plenitude o projecto divino para a Família – comunidade de vida e de amor.

A dupla chama viva e fecunda do carisma, brota da Cruz, para purificar o amor, iluminar as relações interpessoais e dar um sentido novo às exigências quotidianas da vida familiar. Reclama uma abertura sem fronteiras que desafia para relações de gratuidade e de serviço, visando a pessoa na sua totalidade, como expressão do cuidado providente de Deus, e manifestação concreta do abraço divino, gerador de vida nova na comunhão, boa notícia actualizada em gestos de acolhimento de um Deus Família.

Eco do Espírito, a alimentar o sonho de transformar a sociedade em Paraíso Terrestre, a partir da Família, fazendo dela, berço de vida, escola de humanidade, igreja doméstica, centro de irradiação do Evangelho.

Sinal que indica as pegadas de Jesus Cristo, caminho de servidores dos que avançam nas mesmas pegadas, apontando o lar como o lugar privilegiado do reencontro do homem consigo mesmo, na sua individualidade e complementaridade.

Facebook
Twitter

Quem Somos

Somos um Instituto feminino de Vida Consagrada Secular, ao serviço da evangelização da Família. Vivemos em pleno mundo, procurando contribuir para o seu crescimento, progresso e santificação segundo o plano de Deus.