Jornal da Família – Edição junho

Mais uma edição fechada do Jornal da Família. A edição de junho está quase a chegar a casa dos assinantes. Na 1ª página, o destaque vai para as atividades levadas a cabo pelas Cooperadoras da Família da Obra de Santa Zita da Guarda. Saiba o trabalho que desenvolveram ao longo da Semana da Vida. Damos-lhe também a conhecer esta instituição situada na cidade berço de toda a Obra fundada por Monsenhor Alves Brás. 

No âmbito do dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, fique a conhecer os direitos… mas também os deveres dos mais pequenos. Crianças que, nos dias 9 e 10 de junho, se encontram em Fátima para uma das peregrinações mais importantes deste Santuário. Saiba o que lhes foi pedido para a preparação desta peregrinação.

A relação das crianças com o mundo virtual é também assunto para alguns artigos deste jornal. O destaque vai para o tão falado “jogo” da “Baleia Azul” e para um estudo que alerta que os ecrãs táteis podem provocar atrasos na fala das crianças de tenra idade.

Há temas preocupantes na sociedade portuguesa. Damos-lhe conta das preocupações do Provedor de Justiça que diz que há idosos tratados “de forma perversa” pelos filhos em Portugal. Olhamos ainda para um estudo sobre obesidade  infantil e para outro sobre as “escolas do insucesso”.

Octávio Morgadinho fala-nos dos caminhos de diálogo para a paz do Papa Francisco, Fabião Baptista leva-nos numa viagem por um concerto de música erudita, Juan Ambrosio passa a pente fino o VI capítulo da Amoris Laetitia e Marina Amaro continua a analisar as problemáticas da adolescência.

A rubrica “+ saúde” vai ajudar-nos a cuidar dos pés nos dias quentes de verão que se avizinham.  

Depois de ficar informado dê uma vista de olhos na página 7 e descontraia com o “Cantinho Recreativo”. Pode ainda fazer uma “sopa de letras” mas guarde algum apetite para as receitas da Lucinda e da Teresa.


Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>