Jornal da Família – edição agosto/setembro

Em agosto partimos para férias mas antes trazemos-lhe o Jornal da Família. Em dias de férias por excelência guarde um pouco do seu tempo para a leitura e pode mesmo começar pelo Jornal da Família.

Nesta edição fique a conhecer a colombiana que decidiu abraçar o carisma das Cooperadoras da Família. No dia 15 de agosto Maria Helena Marulanda Gallego fará, em Fátima, a Oblação Perpétua no Instituto Secular das Cooperadoras da Família.

Neta edição falamos de férias mas também de um turismo sustentável num ano que a ONU declarou Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

O ano escolar arranca em setembro e damos-lhe a conhecer o calendário escolar do ano letivo 2017/2018. Já agora, se é uma família com filhos em idade escolar, fique a conhecer quanto vai ter de desembolsar para comprar os manuais escolares.

A um ano do Encontro Mundial das Famílias publicamos a carta que o Papa Francisco escreveu a todas as famílias com vista à preparação do IX Encontro Mundial das Famílias que decorrerá de 21 a 26 de agosto de 2018, em Dublin.

Contamos ainda com os artigos dos habituais colaboradores. Octávio Morgadinho procura as causas para o flagelo dos incêndios que em cada verão assolam o país. O teólogo Juan Ambrosio continua a passar a pente fino a “Amoris Laetitia”. Nesta edição entra num dos capítulos que tem gerado mais controversa: o capítulo VIII que aborda as chamadas situações irregulares no contexto do matrimónio a da família. A psicóloga Marina Amaro continua a olhar para os adolescentes e para a teia das suas relações e Fabião Batpista escreve um artigo de opinião sobre a sinceridade (ou falta dela) no mundo do futebol.

Para descontrair contamos ainda com o espaço passatempo e humor e com as receitas da Lucinda Teixeira e da Teresa do Céu.  

Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

“Parece que estamos a ler a nossa própria vida”

Dez anos depois da publicação, a ‘Amoris Laetitia’ continua a soar menos como um documento e mais como um espelho. “Parece que estamos a ler a nossa própria vida”, conta o casal Betina Rodrigues e João Miguel Nogueira, que nos mostram como o Capítulo II – dedicado à realidade e aos desafios das famílias – permanece atual.

Ler Mais >>

O primeiro lugar onde aprendemos a amar

No Dia Internacional da Família somos convidados a olhar para o lar como o primeiro espaço onde se aprende a amar. Entre gestos de escuta, partilha, perdão e cuidado, é no quotidiano familiar que se formam os laços e se constrói, dia após dia, a educação do coração.

Ler Mais >>

O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’

Tornar mais conhecida a Consagração Secular é o objetivo de uma série de artigos que o Jornal da Família vai publicar ao longo dos próximos meses. A iniciativa tem no horizonte o dia 30 de janeiro de 2027, data em que os Institutos Seculares Portugueses vão celebrar os 80 anos da Constituição Apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’. Este documento, publicado pelo Papa Pio XII, reconhece a Consagração Secular como uma forma legítima de vocação na Igreja. No primeiro artigo olhamos para o ano de 1947, para “O contexto histórico da ‘Provida Mater Ecclesia’”

Ler Mais >>