Nova biografia do fundador da Família Blasiana é apresentada dia 10 de dezembro na Basílica da Estrela em Lisboa

A Basílica da Estrela, em Lisboa, vai acolher, no próximo dia 10 de dezembro, pelas 15h00, o lançamento do livro “Homem de Deus para a Humanidade – padre Joaquim Alves Brás”. É a mais recente biografia do fundador da Família Blasiana que reúne o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Obra de Santa Zita, Centros de Cooperação Familiar, Movimento por um Lar Cristão e movimento juvenil Focos de Esperança.

O livro, Editado pela Alêtheia, é da autoria de Arnaldo Pinto Cardoso, Postulador da Causa de Beatificação e Canonização de Monsenhor Alves Brás e contou com a colaboração das Cooperadoras Maria de Fátima Castanheira Baptista, Maria da Conceição Rodrigues Brites e Maria José Barreiros de Carvalho.

Esta obra insere-se nos trabalhos do Processo de Beatificação que está em curso e surge no ano em que se assinalam 100 anos sobre a entrada do jovem Joaquim no Seminário da Guarda, em 19 de novembro de 1917.

A apresentação pública da obra, que contará com a presença do autor, Arnaldo Pinto Cardoso, está agendada para as 15h00 e tem início com a Celebração Eucarística. Terá ainda lugar uma interpretação musical pelo Coro da Escola de Música Sacra de Lisboa.

“Homem de Deus para a Humanidade – padre Joaquim Alves Brás” teve a primeira apresentação pública no Seminário da Guarda no passado dia 19 de novembro.

A Guarda foi a cidade berço de toda a obra de Monsenhor Alves Brás que nos anos 30 do século XX começou a desenvolver um trabalho de acolhimento e formação das  jovens empregadas domésticas que migravam das zonas rurais para a cidade em busca de uma vida melhor. Um carisma que chegou aos dias de hoje pela mão das Cooperadoras da Família que, ao longo do tempo, o souberam adaptar às necessidades de cada época. Hoje,  trabalham em prol do cuidado da santificação da Família quer através do apoio que prestam às famílias com creches, jardins de infância e lares de idosos, quer no trabalho que desenvolvem em prol da pastoral familiar nas comunidades onde estão inseridas.

Para além de Lisboa o livro “Homem de Deus para a Humanidade – padre Joaquim Alves Brás” será ainda apresentado nas seguintes localidades:
14 dezembro 2017 – Covilhã
20 de dezembro 2017 – Carcavelos
14 de janeiro 2018 – Braga

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Com sobriedade e intensidade

Numa época com forte apelo ao consumismo, Juan Ambrosio evoca a ‘Laudato si’ para nos alertar para o sobriedade sem nunca perder o sentido cristão do Natal.

Ler Mais >>

O Papa Francisco e a COP28

Por estes dias, decorre no Dubai a COP28. O que se espera da Cimeira do Clima? Acelerar a descarbonizarão e compensar o Sul Global onde é maior o impacto das alterações climáticas. A análise de Murillo Missaci.

Ler Mais >>

Inteligência espiritual

O que é a inteligência espiritual? É a inteligência que “pretende capacitar-nos para lidar com a fugacidade da vida e as vicissitudes do tempo”, explica Furtado Fernandes num artigo focado no “sentido da vida

Ler Mais >>

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>