Concluída mais uma edição do Jornal da Família. Brevemente chegará a casa dos assinantes a edição de março. Adiantamos aqui alguns dos temas que preenchem as páginas deste jornal publicado pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família.
Numa altura em que o debate volta à Assembleia da República o Jornal da Família reflete sobre a eutanásia. Octávio Morgadinho e Maria Helena Marques assinam os artigos em que explicam o que está em causa.
A Quaresma é tempo de oração, esmola e jejum mas poderá ser também um tempo de mudança de hábitos. É isso que pretende a Associação Ambientalista Quercus que convida os portugueses a viver 40 dias sem usar plásticos descartáveis.
A vivência do tempo quaresmal como tempo de conversão é o mote para o teólogo Juan Ambrosio refletir sobre estes dias vividos no seio da experiência familiar.
As questões ambientais são cada vez mais questões chave para a sobrevivência do planeta terra e da humanidade. A questão da água é essencial numa altura em que já se fala do “Dia Zero” em alguns locais do planeta, onde poderá deixar de correr água nas torneiras. Neste mês de março assinala-se o Dia Mundial da Água e olhamos para o problema da seca.
Este mês assinala-se também o Dia Internacional da Mulher. Uma oportunidade para olhar a visibilidade que a mulher tem vindo a adquirir nas instâncias do Vaticano.
Não podíamos deixar passar o Dia do Pai que se assinala no dia 19 de março. Convidámos um pai a escrever sobre o tema e o resultado é um poema que não o vai deixar indiferente.
Mas este mês é um dia de datas importantes e não poderíamos deixar passar o Dia do Fundador da Família Blasiana. O Padre Joaquim Alves Brás faleceu há 52 anos.
Mas há muito mais neste Jornal da Família. Há uma rubrica sobre saúde, há humor e receitas de culinária.
Boa Leitura!