Jornal da Família – edição maio

Conheça os destaques da edição de maio do Jornal da Família

A edição do mês de maio do Jornal da Família está quase a chegar a casa dos assinantes. Este mês damos-lhe a conhecer o Movimento de Defesa da Vida que há mais de quatro décadas desenvolve um trabalho de acompanhamento das problemáticas da vida familiar.

No mês de maio a família está no centro da vivência da Igreja. De 13 a 20 de maio vive-se a Semana da Vida, este ano centrada na reflexão sobre a Eutanásia.  Na mesma semana,  dia 15 de maio,  assinala-se o Dia Internacional da Família.

Um pouco por todas as dioceses, ao longo deste mês, assinala-se a Jornada Diocesana da Família. Neste Jornal damos-lhe conta das festas que irão decorrer em Lisboa, Porto e Funchal.

Este é um mês de datas importantes para  a família e no dia 06 assina-se o Dia da Mãe. Pedimos a crianças e jovens que nos dissessem o quanto gostam das mães. O resultado chegou por desenhos e palavras a este jornal. 

Nesta edição olhámos para a atualidade informativa e damos-lhe conta das preocupações do presidente da Associação Famílias com a natalidade em Portugal e ainda das preocupações dos  Médicos Católicos com a lei que permite a mudança de sexo aos 16 anos. Recordamos ainda a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que se assinala a 13 de maio.  Uma mensagem onde o Papa alerta para os perigos das notícias falsas convidando a Igreja e a sociedade a educar para a verdade.

Nos artigos de opinião, Octávio Morgadinho reflete sobre a “Gaudete et exsultate”, a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o desafio da santidade no mundo atual. Um tema que é também trazido a  esta edição pelo teólogo Juan Ambrosio na prespetiva da vida familiar. Já Maria Helena Marques reflete sobre o perfil do educador nos dias de hoje.

Mas há muito mais nesta edição. A rubrica “+ saúde” diz-lhe os cuidados a ter com o seu coração, no mês em que a Fundação Portuguesa de Cardiologia assinala o mês do coração. Temos sugestões de leitura e de visita a museus e claro… as receitas de culinária da Teresa e da Lucinda. 

Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Papa denúncia solidão e abandono dos idosos

“Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares”. Papa denúncia a solidão e o abandono dos mais velhos na mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Ler Mais >>

Não te abandonarei!

No próximo dia 28 de julho assinala-se o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mensagem para este dia, o Papa Francisco denuncia a solidão e o abandono dos mais velhos. Juan Ambrosio pega na mensagem do Papa para nos lembrar que avós e idosos “não são só o passado, são também o presente que nos pode dar a garantia de um futuro mais humano”.

Ler Mais >>

Casamento como ato de amor e coragem

Num tempo marcado pelo efémero e pelo descarte “é preciso tomar a cultura do cuidado em relação ao matrimónio”, afirma o Pe. Quirino Sapalo, autor do livro “Casamento-to Hoje – Um desperdício de tempo ou ato de coragem”.

Ler Mais >>

Dia Mundial da População

Neste mês, a convite da ONU, assinala-se o Dia Mundial da População. Somos mais, mas não estamos equitativamente distribuídos pelas várias regiões do globo. E qual o papel da Igreja no planeamento e desenvolvimento populacional mundial. Murillo Missaci reflete sobre o tema.

Ler Mais >>

Férias “pedagógicas”

Os meses de verão são, para muitas pessoas, sinónimo de férias em família. Para as crianças são um tempo mais descontraído depois das regras e disciplina do ano letivo. Mas cuidado… não se pode ceder a todas as “exigências” das crianças. Jorge Cotovio, avô de cinco netos, deixa algumas dicas para que as crianças não esqueçam as regras básicas de convivência em período de férias.

Ler Mais >>