A edição do mês de maio do Jornal da Família está quase a chegar a casa dos assinantes. Este mês damos-lhe a conhecer o Movimento de Defesa da Vida que há mais de quatro décadas desenvolve um trabalho de acompanhamento das problemáticas da vida familiar.
No mês de maio a família está no centro da vivência da Igreja. De 13 a 20 de maio vive-se a Semana da Vida, este ano centrada na reflexão sobre a Eutanásia. Na mesma semana, dia 15 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Família.
Um pouco por todas as dioceses, ao longo deste mês, assinala-se a Jornada Diocesana da Família. Neste Jornal damos-lhe conta das festas que irão decorrer em Lisboa, Porto e Funchal.
Este é um mês de datas importantes para a família e no dia 06 assina-se o Dia da Mãe. Pedimos a crianças e jovens que nos dissessem o quanto gostam das mães. O resultado chegou por desenhos e palavras a este jornal.
Nesta edição olhámos para a atualidade informativa e damos-lhe conta das preocupações do presidente da Associação Famílias com a natalidade em Portugal e ainda das preocupações dos Médicos Católicos com a lei que permite a mudança de sexo aos 16 anos. Recordamos ainda a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que se assinala a 13 de maio. Uma mensagem onde o Papa alerta para os perigos das notícias falsas convidando a Igreja e a sociedade a educar para a verdade.
Nos artigos de opinião, Octávio Morgadinho reflete sobre a “Gaudete et exsultate”, a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o desafio da santidade no mundo atual. Um tema que é também trazido a esta edição pelo teólogo Juan Ambrosio na prespetiva da vida familiar. Já Maria Helena Marques reflete sobre o perfil do educador nos dias de hoje.
Mas há muito mais nesta edição. A rubrica “+ saúde” diz-lhe os cuidados a ter com o seu coração, no mês em que a Fundação Portuguesa de Cardiologia assinala o mês do coração. Temos sugestões de leitura e de visita a museus e claro… as receitas de culinária da Teresa e da Lucinda.
Boa Leitura!