Jornal da Família – destaques da edição agosto/setembro

Chega por estes dias a casa dos assinantes. Conheça os destaques que fazem a edição de agosto/setembro do Jornal da Família.

Antes de entrarmos de férias trazemos-lhe a edição de agosto/setembro do Jornal da Família.

Nesta edição o destaque vai para o Encontro Mundial das Famílias que decorrerá de 21 a 26 de agosto em Dublin, na Irlanda. Fomos saber com que expetativas partem algumas famílias portuguesas.

“O Evangelho da Família: alegria para o mundo” é o lema que congregará em Dublin famílias dos quatro continentes. Nesta edição Juan Ambrosio parte da carta que o Papa Francisco enviou ao Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, para preparação deste encontro, e reflete como o futuro pode ser construído com outros horizontes quando olhado e vivido a partir do evangelho da família.

Dia 19 de julho, dia em que se assinalou a ordenação sacerdotal de Monsenhor Alves Brás, a Escola Missionária Brazita a cargo das Cooperadoras da Família, em Cabinda (Angola), comemorou seis anos de existência e o dia foi de festa.

“Sou um devedor para com os que me precederam. Sou também um devedor para aqueles que me seguirão”. A reflexão de Octávio Morgadinho sobre o legado que recebemos e o que deixamos às novas gerações.

Fabião Baptista traz-nos um olhar sobre o que Portugal tem de bom mas também um olhar sobre o Portugal que gostaria de ter.

O regresso às aulas ainda está longe mas nunca é cedo para falar de educação. Maria Helena Marques, professora do Ensino Secundário, reflete sobre o papel da educação na humanização da sociedade.

Nesta edição fique também a conhecer as notícias relacionadas com a família que marcaram a atualidade ao longo do último mês.

Pode ainda contar com passatempos, humor, receitas de culinária e muito mais.

 Não se esqueça: agosto é por excelência um mês de férias. Tempo de descanso, de família e amigos mas também de oração. Vá de férias mas não tire férias de Deus.

Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>