Jornal da Família – edição novembro

Está quase a chegar a casa dos assinantes. Conheça os destaques do Jornal da Família da edição de novembro.

Entramos na reta final do ano 2018. A próxima edição do Jornal da Família será a penúltima deste ano. Um ano que ficará marcado na Igreja pela realização de um Sínodo dedicado às problemáticas da juventude. Decorreu no Vaticano de 3 a 28 de outubro e pedimos ao jovem Francisco Sá Nogueira que nos falasse da importância deste acontecimento.

Ainda a propósito do Sínodo dos Jovens, Octávio Morgadinho regressa ao passado para evocar os seus tempos de juventude no final do Concilio Vaticano II e o acompanhamento que tem feito da realidade juvenil ao longo do seu percurso de sacerdote.

Os jovens, o matrimónio e a família estiveram no centro da Jornada Nacional de Pastoral Familiar que decorreu em Fátima no dia 20 outubro. Nesta edição conheça as principais ideias ali defendidas.

A Universidade Católica vai ter uma formação avançada em Ciências da Família. Adiantamos que as inscrições decorrem até 10 de dezembro. Mas saiba todos os pormenores nesta edição.

Já conhece o novo livro do Papa Francisco? É sobre os idosos e recolheu mais de 250 entrevistas em 30 países.

São os dados de um novo estudo. Menos ecrã traz às crianças mais capacidade de aprendizagem. Os conselhos são: passar menos de 2 horas por dia ao ecrã, dormir o suficiente e ter atividade física.

Saiba também que o crédito às famílias está em máximo de oito anos, que a ONU volta a alertar para a urgência de travar o aquecimento global ou que o número de católicos aumentou em todos os continentes menos na europa.

Estes são alguns dos destaques da edição de novembro do Jornal da Família mas já sabe que pode contar com outras informações úteis, sugestões de leitura, momentos de humor e receitas de culinária para os dias de outono.

Boa leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Papa denúncia solidão e abandono dos idosos

“Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares”. Papa denúncia a solidão e o abandono dos mais velhos na mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Ler Mais >>

Não te abandonarei!

No próximo dia 28 de julho assinala-se o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mensagem para este dia, o Papa Francisco denuncia a solidão e o abandono dos mais velhos. Juan Ambrosio pega na mensagem do Papa para nos lembrar que avós e idosos “não são só o passado, são também o presente que nos pode dar a garantia de um futuro mais humano”.

Ler Mais >>

Casamento como ato de amor e coragem

Num tempo marcado pelo efémero e pelo descarte “é preciso tomar a cultura do cuidado em relação ao matrimónio”, afirma o Pe. Quirino Sapalo, autor do livro “Casamento-to Hoje – Um desperdício de tempo ou ato de coragem”.

Ler Mais >>

Dia Mundial da População

Neste mês, a convite da ONU, assinala-se o Dia Mundial da População. Somos mais, mas não estamos equitativamente distribuídos pelas várias regiões do globo. E qual o papel da Igreja no planeamento e desenvolvimento populacional mundial. Murillo Missaci reflete sobre o tema.

Ler Mais >>

Férias “pedagógicas”

Os meses de verão são, para muitas pessoas, sinónimo de férias em família. Para as crianças são um tempo mais descontraído depois das regras e disciplina do ano letivo. Mas cuidado… não se pode ceder a todas as “exigências” das crianças. Jorge Cotovio, avô de cinco netos, deixa algumas dicas para que as crianças não esqueçam as regras básicas de convivência em período de férias.

Ler Mais >>