Entramos na reta final do ano 2018. A próxima edição do Jornal da Família será a penúltima deste ano. Um ano que ficará marcado na Igreja pela realização de um Sínodo dedicado às problemáticas da juventude. Decorreu no Vaticano de 3 a 28 de outubro e pedimos ao jovem Francisco Sá Nogueira que nos falasse da importância deste acontecimento.
Ainda a propósito do Sínodo dos Jovens, Octávio Morgadinho regressa ao passado para evocar os seus tempos de juventude no final do Concilio Vaticano II e o acompanhamento que tem feito da realidade juvenil ao longo do seu percurso de sacerdote.
Os jovens, o matrimónio e a família estiveram no centro da Jornada Nacional de Pastoral Familiar que decorreu em Fátima no dia 20 outubro. Nesta edição conheça as principais ideias ali defendidas.
A Universidade Católica vai ter uma formação avançada em Ciências da Família. Adiantamos que as inscrições decorrem até 10 de dezembro. Mas saiba todos os pormenores nesta edição.
Já conhece o novo livro do Papa Francisco? É sobre os idosos e recolheu mais de 250 entrevistas em 30 países.
São os dados de um novo estudo. Menos ecrã traz às crianças mais capacidade de aprendizagem. Os conselhos são: passar menos de 2 horas por dia ao ecrã, dormir o suficiente e ter atividade física.
Saiba também que o crédito às famílias está em máximo de oito anos, que a ONU volta a alertar para a urgência de travar o aquecimento global ou que o número de católicos aumentou em todos os continentes menos na europa.
Estes são alguns dos destaques da edição de novembro do Jornal da Família mas já sabe que pode contar com outras informações úteis, sugestões de leitura, momentos de humor e receitas de culinária para os dias de outono.
Boa leitura!