Jornal da Família – Edição fevereiro

A edição de fevereiro está quase a chegar a casa dos assinantes. Temos novos colaboradores e novas rubricas.

No âmbito do Dia dos Namorados, a Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, vai levar a cabo, no dia 16 de fevereiro, a 4ª Caminhada para namorados e casais novos. Uma iniciativa que serve de mote para conhecermos as propostas da Pastoral Familiar junto dos jovens casais.

A Festa da Família reuniu várias gerações nos equipamentos sociais das Cooperadoras da Família. Fomos espreitar a Festa da Família no Lar Betânia, em Fátima, e na Obra de Santa Zita, na Estrela (Lisboa).

Jorge Cotovio, doutorado em Ciência da Educação, é um dos novos colaboradores do Jornal da Família. De dois em dois meses marcará presença para escrever sobre educação. No próximo mês é vez de darmos as boas-vindas ao advogado Carlos Campos que trará para as páginas do Jornal da Família as questões ambientais.

Nesta edição contamos ainda com as habituais colaborações de Octávio Morgadinho, que parte do movimento “coletes amarelos” para refletir sobre o agir em sociedade; Juan Ambrosio que inicia nova rubrica centrada nos encontros e desencontros da família em sociedade; Fabião Baptista com um artigo sobre os idosos; Marina Amaro com a sua habitual reflexão sobre a relação pais/filhos e claro… a saborosa colaboração de Lucinda Teixeira e Teresa do Céu que mensalmente nos trazem deliciosas receitas de culinária.

Mas temos ainda notícias do CAF – Centro de Aconselhamento Familiar de Coimbra, a cargo das Cooperadoras da Família, que este ano completa 20 anos de apoio à família.

E o apoio à família vai ser o grande objetivo da Rede de Acolhimento Familiar criada pelo Secretariado da Pastoral Familiar da Diocese do Porto.

Nesta edição fique também a conhecer de que forma pode controlar a presença dos seus filhos na internet e os conselhos da Deco sobre as fotografias de menores nas redes sociais.

Estes e muitos outros assuntos estão disponíveis na edição de fevereiro de 2019.

Boa leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O amor no matrimónio: entre a beleza e os desafios

O Capítulo IV da ‘Amoris Laetitia’ ganha vida na voz de João dos Santos Silva e de Maria Margarida Bogalheiro, que revelam um matrimónio construído na entreajuda diária, na amizade e na fé que lança “uma corda” quando “o barco está a afundar”. Há dias que “não são fáceis” e reconhecem que já se deitaram “sem fazer as pazes”. Mas o amor salva o matrimónio.

Ler Mais >>

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>