Jornal da Família – edição julho 2019

Os destaques que fazem a edição de julho do Jornal da Família.

Está a chegar a casa dos assinantes a edição de julho do Jornal da Família. Nesta edição conheça os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, entre as quais a que Portugal vai acolher em 2022.

Neste mês assinala-se o dia dos avós e o Jornal da Família dá-lhe a conhecer dois avós que vão  guardando em livros as memórias dos primeiros anos de vida da neta. 

Em tempo de férias, conheça as propostas da pastoral JuVocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família para umas férias que valorizam o encontro com outro. 

Estamos em tempo de férias escolares mas não se esqueça de consultar o calendário para o próximo ano letivo. O Natal vai trazer três semana de férias.

As famílias da Diocese de Lisboa estiveram em festa e o Jornal da Família acompanhou a jornada diocesana da Família, na Quinta das Conchas, no Lumiar. A Família Blasiana marcou presença e por entre atividades para toda a família, deu a conhecer o carisma e as respostas sociais que desenvolve no apoio à família. 

Nesta edição damos-lhe a conhecer as linhas gerais do  novo documento sobre ideologia do género. “Homem e mulher os criou” contesta quem pretende eliminar a diferença entre homens e mulheres. 

Datada do início de maio, a Carta Pastoral  da Conferência Episcopal Portuguesa “Um olhar sobre Portugal e a Europa à luz da Doutrina Social da igreja” é o mote para a reflexão de Juan Ambrosio sobre a edificação da sociedade.

Carlos Campos, na rubrica a “A Terra e os Homens”,  escreve sobre os “três erres” da preservação ambiental: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Estes são apenas alguns dos temas a marcar a edição deste mês de julho. Mas por entre as páginas desta edição do Jornal da Família pode encontrar sugestões de leitura, conselhos para uma vida mais saudável, truques para poupar água ou sugestões para confecionar a próxima refeição. 

Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Institutos Seculares: Celebrar 80 anos entre os desafios e a esperança

A preparação da celebração dos 80 anos da constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’ já está em marcha. Reunidos a 19 de setembro, em Coimbra, os Institutos Seculares portugueses lançaram o caminho rumo ao encontro nacional de 30 de janeiro de 2027, em Fátima, numa iniciativa que pretende reforçar a identidade e a visibilidade desta vocação na Igreja.

Ler Mais >>

Pastoral Familiar – “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o padre José Alves

Dez anos após a publicação da ‘Amoris Laetitia’, o padre José Augusto Gonçalves Alves teme que a pastoral familiar tenha perdido o impulso que já teve. “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o sacerdote vicentino e assistente espiritual do núcleo de Viseu do Movimento por um Lar Cristão. O padre José Alves defende uma pastoral “missionária “e “em saída”, em que a formação dos agentes da pastoral deve ir além da formação filosófica e teológica.

Ler Mais >>

“O amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas”

Ana Bem e Hélder da Silva celebram este ano 25 anos de casamento e 34 de namoro. São eles que nos ajudam a refletir sobre o Capítulo V da ´Amoris Laetitia’ – O Amor que se torna fecundo. Por entre a vida familiar, a vida profissional e o serviço à Igreja e à comunidade, afirmam que “o amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas” e “nunca fica mais pequeno quando é partilhado”.

Ler Mais >>

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>