Jornal da Família – edição julho 2019

Os destaques que fazem a edição de julho do Jornal da Família.

Está a chegar a casa dos assinantes a edição de julho do Jornal da Família. Nesta edição conheça os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude, entre as quais a que Portugal vai acolher em 2022.

Neste mês assinala-se o dia dos avós e o Jornal da Família dá-lhe a conhecer dois avós que vão  guardando em livros as memórias dos primeiros anos de vida da neta. 

Em tempo de férias, conheça as propostas da pastoral JuVocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família para umas férias que valorizam o encontro com outro. 

Estamos em tempo de férias escolares mas não se esqueça de consultar o calendário para o próximo ano letivo. O Natal vai trazer três semana de férias.

As famílias da Diocese de Lisboa estiveram em festa e o Jornal da Família acompanhou a jornada diocesana da Família, na Quinta das Conchas, no Lumiar. A Família Blasiana marcou presença e por entre atividades para toda a família, deu a conhecer o carisma e as respostas sociais que desenvolve no apoio à família. 

Nesta edição damos-lhe a conhecer as linhas gerais do  novo documento sobre ideologia do género. “Homem e mulher os criou” contesta quem pretende eliminar a diferença entre homens e mulheres. 

Datada do início de maio, a Carta Pastoral  da Conferência Episcopal Portuguesa “Um olhar sobre Portugal e a Europa à luz da Doutrina Social da igreja” é o mote para a reflexão de Juan Ambrosio sobre a edificação da sociedade.

Carlos Campos, na rubrica a “A Terra e os Homens”,  escreve sobre os “três erres” da preservação ambiental: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Estes são apenas alguns dos temas a marcar a edição deste mês de julho. Mas por entre as páginas desta edição do Jornal da Família pode encontrar sugestões de leitura, conselhos para uma vida mais saudável, truques para poupar água ou sugestões para confecionar a próxima refeição. 

Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>