Férias com Deus em dez propostas de oração

Projeto digital do portal dos jesuítas, 'Ponto SJ', arranca a 7 de julho e pretende levar Deus para as férias.

A Companhia de Jesus (Jesuítas) propõe umas ‘Férias com Deus’ neste verão, uma iniciativa que é uma “proposta de oração de 10 minutos”, a partir deste domingo, 7 de julho, no seu sítio online, em ‘Ponto SJ’.

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, a província portuguesa dos Jesuítas informa que a proposta pode ter por base “uma leitura, um texto ou imagem ou seguir um esquema mais orientado”, uma vez que foi “dada liberdade aos autores no conteúdo e na forma como desejam despertar o encontro do leitor com Deus”.

“A iniciativa parte da perceção de que, por vezes, as férias são um tempo de descanso, mas marcado pela ausência do contacto com Deus”, acrescentam, sobre as dez propostas que vão terminar na primeira quinzena de setembro.

A segunda edição desta proposta estival procurou “acolher uma maior diversidade eclesial”, convidando pessoas de vários setores da Igreja – padres, leigos, famílias, animadores pastorais “e até um bispo” – a “orientarem 10 minutos de oração”.

Entre as novidades, o comunicado destaca a oração orientada pelos desenhos do Jesuíta Nuno Branco, uma oração inclusiva “para famílias com pessoas com deficiência” e uma oração inspirada na encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum’.

‘Férias com Deus’ é uma iniciativa assinada por vários autores, a partir do próximo domingo dia 7, e que vai ser disponibilizada no portal ‘Ponto SJ’ e nas páginas dos Jesuítas nas redes sociais.
 

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Casamento como ato de amor e coragem

Num tempo marcado pelo efémero e pelo descarte “é preciso tomar a cultura do cuidado em relação ao matrimónio”, afirma o Pe. Quirino Sapalo, autor do livro “Casamento-to Hoje – Um desperdício de tempo ou ato de coragem”.

Ler Mais >>

Dia Mundial da População

Neste mês, a convite da ONU, assinala-se o Dia Mundial da População. Somos mais, mas não estamos equitativamente distribuídos pelas várias regiões do globo. E qual o papel da Igreja no planeamento e desenvolvimento populacional mundial. Murillo Missaci reflete sobre o tema.

Ler Mais >>

Férias “pedagógicas”

Os meses de verão são, para muitas pessoas, sinónimo de férias em família. Para as crianças são um tempo mais descontraído depois das regras e disciplina do ano letivo. Mas cuidado… não se pode ceder a todas as “exigências” das crianças. Jorge Cotovio, avô de cinco netos, deixa algumas dicas para que as crianças não esqueçam as regras básicas de convivência em período de férias.

Ler Mais >>

Santa Zita, um exemplo de ontem e de hoje, servir e trabalhar na caridade

A história de vida de Santa Zita está intimamente ligada a Lucca, em Itália. Por isso, o Dia de Santa Zita, que se assinala a 27 de abril, ganha aqui mais significado. Que o diga Cristiano Cirillo que neste dia visitou Lucca e a Basílica de San Frediano onde repousam os restos mortais da Santa que deu nome a uma das obras fundadas pelo Padre Alves Brás.

Ler Mais >>

Caneta ou teclado

A crescente digitalização chegou também à escrita e o teclado e o ecrã tomaram o lugar da caneta e do papel. Mas a escrita manual, sobretudo nos primeiros anos de escolaridade, tem um papel primordial no processo de aprendizagem da criança. A professora Goretti Valente explica porquê.

Ler Mais >>

Desafios da adoção

A adoção é sempre um desafio, mas o desafio torna-se ainda maior na adoção de crianças mais velhas, o que leva os pais adotantes a preferir crianças ainda bebés. Furtado Fernandes relata um caso de adoção de dois irmãos, com mais de 6 anos, que contraria a ideia que a adoção de crianças mais velhas é mais problemática.

Ler Mais >>