Novo dinamismo do MLC em Viseu

“Gerar + Família + Vida” é o lema que está a congregar o Movimento por um Lar Cristão e que tem marcado o dinamismo do núcleo de Viseu.

Os casais do Movimento por um Lar Cristão (MLC) de Viseu iniciaram as atividades do ano pastoral 2019/2020, participando na Peregrinação do encerramento do ano missionário em Fátima, em 20 de outubro de 2019.

No dia 10 de novembro foram distribuídos os Boletins de Apoio às Reuniões (BAR). “Gerar + Família + Vida” é o tema que nos congrega.Achamosque é um tema desafiante mas de grande responsabilidade. Que Deus nos ilumine e nos dê força e coragem para aprofundarmos as nossas origens de famílias crentes e vivência Cristã, para nos enraizarmos no essencial de gerar mais vida na nossa família e no meio ambiente que nos rodeia.

Em dezembro tivemos a nossa tradicional ceia de Natal, que iniciou com a Eucaristia celebrada pelo nosso Assistente: Cónego Orlando Soares de Paiva, que nos alertou para o grande Mistério que é o Natal, o Deus connosco que sendo Grande se fez pequenino no meio de cada um de nós. Jesus, através do mistério do seu nascimento que comemoramos a cada Natal, é proclamado, contemplado, anunciado, aceitado e glorificado como O Emanuel, Deus que caminha connosco, o grande companheiro de cada irmão, Senhor e Salvador de toda a humanidade. O Cónego Orlando terminou a homilia destacando a importância do ofertório da vida e do amor em prol do Emanuel, em especial, através de ações de acolhimento fraterno aos irmãos em situações de vulnerabilidade social e espiritual.

Depois de um alimento tão suculento espiritual, iniciamos o alimento físico e o convívio fraterno, alegre e sadio. Finalmente um grupo de cantares, nossos amigos, presenteou-nos com vários cânticos Natalícios, onde todos nos envolvemos em verdadeiro espírito de amizade, companheirismo e alegria. 

No dia 12 de janeiro celebrámos a festa das famílias, onde marcámos a nossa presença juntamente com outras famílias que se juntaram a esta celebração. 

Dia 09 de fevereiro vamos novamente reunir para aprofundar o 2º tema do BAR.

Dia 29 de fevereiro, vamos ter o nosso dia de retiro, juntamente com outros casais da Diocese. Irá decorrer no Centro Pastoral de Viseu e será orientado pelo Senhor Bispo D. António Luciano.

Estamos a projetar instituir um novo núcleo de Casais, um pouco mais novos que nós, para nos ajudarmos uns aos outros. Os mais antigos, com a experiência da nossa vivência, queremos transmitir aos mais novos os valores humanos e cristãos que nos ajudaram a crescer e saber enfrentar as dificuldades da vida… e os mais novos, vão-nos ajudar com os seus conhecimentos e novas tecnologias, da sociedade atual. Pedimos a Mons. Alves Brás que nos ajude a imitar a Sagrada Família de Nazaré, para gerarmos “+ Família + Vida”.

Pelo grupo MLC de Viseu

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Silêncio, por favor!

Os “ruídos de um mundo anónimo” são o tema de reflexão de Ana Medina sobre a quantidade de informação que nos chega sem que a “tenhamos pedido”.

Ler Mais >>

Um novo ano político muito importante

Em 2024, mais de 60 países vão a votos, entre os quais Portugal. Murillo Missaci reflete sobre a necessidade de envolvimento dos jovens na política “de uma forma ativa, informada, crítica e responsável, tendo como referência a sua fé, a sua identidade e sua missão como cristãos”.

Ler Mais >>

Veneza, uma história entre ocidente e oriente

O pretexto para esta viagem foi o Carnaval, mas o encanto não se ficou pelas máscaras de Veneza. A icónica praça e Basílica de São Marcos captaram a atenção de Cristiano Cirillo que nos leva numa viagem pela história deste templo.

Ler Mais >>

Promover a leitura compete a todos nós

Saber ler não significa apenas juntar letras de forma a articular palavras. Ler implica, também, “interpretar” e “compreender”. O último relatório Pisa diz-nos que nestas questões Portugal baixou o seu nível. O mote para a reflexão da professora Goretti Valente.

Ler Mais >>