Novo dinamismo do MLC em Viseu

“Gerar + Família + Vida” é o lema que está a congregar o Movimento por um Lar Cristão e que tem marcado o dinamismo do núcleo de Viseu.

Os casais do Movimento por um Lar Cristão (MLC) de Viseu iniciaram as atividades do ano pastoral 2019/2020, participando na Peregrinação do encerramento do ano missionário em Fátima, em 20 de outubro de 2019.

No dia 10 de novembro foram distribuídos os Boletins de Apoio às Reuniões (BAR). “Gerar + Família + Vida” é o tema que nos congrega.Achamosque é um tema desafiante mas de grande responsabilidade. Que Deus nos ilumine e nos dê força e coragem para aprofundarmos as nossas origens de famílias crentes e vivência Cristã, para nos enraizarmos no essencial de gerar mais vida na nossa família e no meio ambiente que nos rodeia.

Em dezembro tivemos a nossa tradicional ceia de Natal, que iniciou com a Eucaristia celebrada pelo nosso Assistente: Cónego Orlando Soares de Paiva, que nos alertou para o grande Mistério que é o Natal, o Deus connosco que sendo Grande se fez pequenino no meio de cada um de nós. Jesus, através do mistério do seu nascimento que comemoramos a cada Natal, é proclamado, contemplado, anunciado, aceitado e glorificado como O Emanuel, Deus que caminha connosco, o grande companheiro de cada irmão, Senhor e Salvador de toda a humanidade. O Cónego Orlando terminou a homilia destacando a importância do ofertório da vida e do amor em prol do Emanuel, em especial, através de ações de acolhimento fraterno aos irmãos em situações de vulnerabilidade social e espiritual.

Depois de um alimento tão suculento espiritual, iniciamos o alimento físico e o convívio fraterno, alegre e sadio. Finalmente um grupo de cantares, nossos amigos, presenteou-nos com vários cânticos Natalícios, onde todos nos envolvemos em verdadeiro espírito de amizade, companheirismo e alegria. 

No dia 12 de janeiro celebrámos a festa das famílias, onde marcámos a nossa presença juntamente com outras famílias que se juntaram a esta celebração. 

Dia 09 de fevereiro vamos novamente reunir para aprofundar o 2º tema do BAR.

Dia 29 de fevereiro, vamos ter o nosso dia de retiro, juntamente com outros casais da Diocese. Irá decorrer no Centro Pastoral de Viseu e será orientado pelo Senhor Bispo D. António Luciano.

Estamos a projetar instituir um novo núcleo de Casais, um pouco mais novos que nós, para nos ajudarmos uns aos outros. Os mais antigos, com a experiência da nossa vivência, queremos transmitir aos mais novos os valores humanos e cristãos que nos ajudaram a crescer e saber enfrentar as dificuldades da vida… e os mais novos, vão-nos ajudar com os seus conhecimentos e novas tecnologias, da sociedade atual. Pedimos a Mons. Alves Brás que nos ajude a imitar a Sagrada Família de Nazaré, para gerarmos “+ Família + Vida”.

Pelo grupo MLC de Viseu

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>