Coordenadoras do ISCF em Encontro Internacional

Avaliação, projeção e formação num encontro que reunirá, através da internet, as Coordenadoras do ISCF presentes em Portugal, Angola, Brasil, Espanha e Itália. (Foto: Arquivo ISCF)

É o encontro anual de balanço da atividade do ISCF (Instituto Secular das Cooperadoras da Família) e da projeção do próximo ano. Um encontro marcado pelos constrangimentos provocados pela Covid-19 que farão com que os trabalhos decorram na internet, através de uma plataforma de comunicação digital. 
 

A partir de amanhã e até segunda-feira (17 a 20 de julho) as Coordenadoras do ISCF presentes em Portugal, Angola, Brasil, Espanha e Itália estarão juntas para o balanço do ano 2019/2020, que teve por tema “Ide! Fazei tudo o que Ele vos disser” – Bondade e Alegria, e projetar o próximo ano pastoral 2020/2021. 


Mas este encontro é também um espaço de formação. Na manhã de sábado,  Juan Ambrosio trará a este espaço uma reflexão sobre os desafios de “Uma Ecologia Integral” para a Vida Consagrada. Uma escolha a que não é alheio o facto de estarmos a viver, a convite do Papa Francisco, o  Ano Laudato Sí.  Mas o docente da Universidade Católica Portuguesa abordará também o impacto da pandemia Covid-19 nas transformações socioculturais, económicas e relacionais.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>

O que não cresce, decresce

Entre a paixão inicial e o compromisso maduro, o matrimónio só floresce quando cresce: exige tempo, renúncia e persistência. Como recorda Furtado Fernandes, “o que não cresce, decresce” e amar é sempre obra em construção do “nós”.

Ler Mais >>