Pastoral Familiar traçou prioridades para o «Ano Família Amoris Laetitia»

Departamento nacional apresentou propostas de atividades com destaque para o «Dia Mundial dos Avós e dos Idosos»

O Conselho Nacional da Pastoral Familiar, da Igreja Católica em Portugal, traçou prioridades para o ‘Ano Família Amoris Laetitia’ numa reunião onde foram diversas propostas de atividades para o ano pastoral que está a decorrer.

“Tem especial significado a celebração do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a 25 de julho, que se pretende seja uma oportunidade de desenvolvimento de uma pastoral intergeracional, unindo avós e netos, pais e filhos”, destaca o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

No dia 31 de janeiro, o Papa anunciou a instituição do ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho); Francisco vai presidir à Missa vespertina desse domingo, 25 de julho, na Basílica de São Pedro.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar informa que vai dinamizar um ‘Terço em Família’, na abertura do ‘Ano Família Amoris Laetitia’, às 21h30 do próximo dia 19 de março, vai promover também a ‘Semana da Vida’, de 9 a 16 de maio, e está a organizar a sua jornada nacional.

O DNPF organizou o Conselho Nacional da Pastoral Familiar que contou com a participação da “quase totalidade” dos secretariados diocesanos e dos responsáveis de movimentos ligados a este setor, “com uma forte presença de casais, num total de quase 100 pessoas”, através dos meios digitais, este sábado, dia 6 de março.

Na primeira parte do Conselho Nacional da Pastoral Familiar apresentaram e analisaram os resultados de um inquérito às equipas diocesanas sobre a implementação das linhas pastorais da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>