Pastoral Familiar traçou prioridades para o «Ano Família Amoris Laetitia»

Departamento nacional apresentou propostas de atividades com destaque para o «Dia Mundial dos Avós e dos Idosos»

O Conselho Nacional da Pastoral Familiar, da Igreja Católica em Portugal, traçou prioridades para o ‘Ano Família Amoris Laetitia’ numa reunião onde foram diversas propostas de atividades para o ano pastoral que está a decorrer.

“Tem especial significado a celebração do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a 25 de julho, que se pretende seja uma oportunidade de desenvolvimento de uma pastoral intergeracional, unindo avós e netos, pais e filhos”, destaca o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

No dia 31 de janeiro, o Papa anunciou a instituição do ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho); Francisco vai presidir à Missa vespertina desse domingo, 25 de julho, na Basílica de São Pedro.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar informa que vai dinamizar um ‘Terço em Família’, na abertura do ‘Ano Família Amoris Laetitia’, às 21h30 do próximo dia 19 de março, vai promover também a ‘Semana da Vida’, de 9 a 16 de maio, e está a organizar a sua jornada nacional.

O DNPF organizou o Conselho Nacional da Pastoral Familiar que contou com a participação da “quase totalidade” dos secretariados diocesanos e dos responsáveis de movimentos ligados a este setor, “com uma forte presença de casais, num total de quase 100 pessoas”, através dos meios digitais, este sábado, dia 6 de março.

Na primeira parte do Conselho Nacional da Pastoral Familiar apresentaram e analisaram os resultados de um inquérito às equipas diocesanas sobre a implementação das linhas pastorais da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Família: compromisso e lugar de esperança para transformar o mundo

Cerca de 20 casais reuniram-se em Fátima, nos dias 21 e 22 de março, para um retiro promovido pelo Movimento por um Lar Cristão (MLC), centrado na reflexão e vivência da família. Orientado pelo teólogo Juan Ambrosio, o encontro, sob o tema “Olhar, pensar e celebrar a família”, desafiou os participantes a aprofundar o papel do matrimónio cristão como fonte de esperança, sublinhando também a urgência de uma Igreja que acompanhe todas as famílias a partir da realidade concreta em que se encontram.

Ler Mais >>

A beleza emotiva da Via-Sacra

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebeu durante esta Quaresma uma coleção de quadros que representam as catorze estações da Via-Sacra. Para Cristiano Cirillo que visitou a exposição, as obras da autoria do jovem artista suíço Manuel Dürer, transformam uma narrativa religiosa numa experiência visual e emocional.

Ler Mais >>

Palavras de Paz

Num tempo marcado por discursos e imagens de guerra, Juan Ambrosio lembra-nos que a paz começa nas palavras pela capacidade que têm de “construir pontes, promover a reconciliação, abrir novos horizontes, ensaiar novas possibilidades”.

Ler Mais >>

‘Amoris Laetitia’: 10 anos a transformar o olhar sobre a família

A Exortação ‘Amoris Laetitia’ continua a marcar uma mudança na forma como a Igreja olha para a família, ao colocar o amor e a misericórdia no centro da vida familiar e pastoral. Dez anos depois, o teólogo Juan Ambrosio destaca a atenção crescente à diversidade das famílias e o esforço das comunidades cristãs em caminhar com a realidade concreta de cada uma, aproximando-a do ideal proposto pelo Evangelho.

Ler Mais >>