Pastoral Familiar traçou prioridades para o «Ano Família Amoris Laetitia»

Departamento nacional apresentou propostas de atividades com destaque para o «Dia Mundial dos Avós e dos Idosos»

O Conselho Nacional da Pastoral Familiar, da Igreja Católica em Portugal, traçou prioridades para o ‘Ano Família Amoris Laetitia’ numa reunião onde foram diversas propostas de atividades para o ano pastoral que está a decorrer.

“Tem especial significado a celebração do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a 25 de julho, que se pretende seja uma oportunidade de desenvolvimento de uma pastoral intergeracional, unindo avós e netos, pais e filhos”, destaca o Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

No dia 31 de janeiro, o Papa anunciou a instituição do ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho); Francisco vai presidir à Missa vespertina desse domingo, 25 de julho, na Basílica de São Pedro.

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar informa que vai dinamizar um ‘Terço em Família’, na abertura do ‘Ano Família Amoris Laetitia’, às 21h30 do próximo dia 19 de março, vai promover também a ‘Semana da Vida’, de 9 a 16 de maio, e está a organizar a sua jornada nacional.

O DNPF organizou o Conselho Nacional da Pastoral Familiar que contou com a participação da “quase totalidade” dos secretariados diocesanos e dos responsáveis de movimentos ligados a este setor, “com uma forte presença de casais, num total de quase 100 pessoas”, através dos meios digitais, este sábado, dia 6 de março.

Na primeira parte do Conselho Nacional da Pastoral Familiar apresentaram e analisaram os resultados de um inquérito às equipas diocesanas sobre a implementação das linhas pastorais da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>