Em contexto de Ano Jubilar, que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, a Família Blasiana vai peregrinar à Paróquia de Donas, aldeia nas proximidades do Fundão, onde o Pe. Brás foi Pároco de 1925 a 1930. Em Donas o Pe. Alves Brás teve a sua primeira e única experiência de Pároco.
A peregrinação decorrerá no próximo dia 14 de setembro, data em que o Pe. Brás tomou posse desta Paróquia no ano de 1925.
O descerramento de uma Lápide na Igreja de Donas, eternizando a sua passagem por ali, será o ponto alto desta Peregrinação. O momento será antecedido por uma Oração Mariana familiar, ao jeito do Pe. Brás, e uma celebração eucarística em ação de graças pelo dom do Seu Sacerdócio, presidida por sua Excelência Reverendíssima, D. Manuel Felício, Bispo da diocese da Guarda.
A Peregrinação terá início pelas 11h00, no espaço Octógono do Fundão, com uma breve sessão solene, que contará com testemunhos sobre a Pessoa e a Obra do Pe. Brás, entrelaçados com algumas peças musicais pelo Coro do Orfeão da Covilhã.
A dinamização da Oração Mariana, da celebração eucarística e do momento que se segue ao descerramento da Lápide estará a cargo da Paróquia de Donas.
Deixamos a todas as pessoas da Paróquia de Donas e de todas as Paróquias vizinhas, assim como a todas as pessoas que conheceram e admiram o Pe. Brás, o convite para participarem neste evento. A sua presença muito nos honrará.
Recorde-se que a celebração do Ano Jubilar, que assinala os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, teve início no dia 19 de julho de 2024 e terminará a 19 de julho de 2025.
O Pe. Joaquim Alves Brás deixou uma vasta Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações: Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação Familiar (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e movimento juvenil “Focos de Esperança”. Juntos formam a Família Blasiana.
Instituto Secular das Cooperadoras da Família
Peregrinação da Família Blasiana a Donas
Programa
Fundão – Espaço Octógono
10h30 – Acolhimento
11h00 – Sessão solene – Testemunhos e atuação do Coro do Orfeão da Covilhã
12h30 – Almoço
Donas – Igreja Paroquial
14h30 – Oração Mariana
15h00 – Celebração Eucarística presidida por D. Manuel Felício, Bispo da diocese da Guarda
16h15 – Descerramento de uma lápide alusiva ao Centenário de Ordenação Sacerdotal
16h45 – Despedida e Regresso