‘Rejoice’, Encontro Nacional da Juventude

Os jovens voltaram ao Parque das Nações, em Lisboa, para momentos de festa, oração e reflexão. O 'Rejoice' assinalou um ano de JMJ Lisboa 2023. Num tempo marcado por guerras, D. Rui Valério desafiou os jovens à transformação interior de cada um. “Vamos fazer paz cá dentro para que a paz aconteça lá onde há guerra", referiu o Patriarca de Lisboa na Missa de Envio que concluiu os dois dias do Encontro Nacional da Juventude.

Uns vieram para repetir a experiência, outros vieram para experienciar, pela primeira vez, numa dimensão mais reduzida, o espírito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O ‘Rejoice!’ quis assinalar a passagem do primeiro ano sobre a JMJ Lisboa 2023.

Por baixo da pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, cerca de cinco mil jovens reviveram nos dias 19 e 20 de outubro o espírito da JMJ sobre o lema da Alegria e da Esperança.

Danna Soares, de 21 anos, foi uma dessas jovens que veio para vivenciar a alegria que já tinha vivido, o ano passado, nestes mesmos espaços. Moçambicana, a estudar Direito em Lisboa, não pensou duas vezes quando ouviu falar do ‘Rejoice’. “Estive na JMJ e foi maravilhoso. Este encontro foi mais pequeno, o que nos permitiu um contacto mais direto com outros jovens”, conta Danna Soares a poucos minutos de participar na Missa de Envio.

Danna Soares
Danna Soares, Maria Lucas e Simão Antão, jovens Focos de Esperança no ‘Rejoice’ (Fotos: ISCF)

Danna Soares não esteve sozinha, veio ao ‘Rejoice’ integrada no grupo Focos de Esperança/ Juventude Blasiana, jovens ligados às Cooperadoras da Família que “bebem” do carisma do Fundador Pe. Alves Brás. Foi também integrada neste grupo que encontrámos Maria Lucas, de 19 anos, que veio de Castelo Branco. Acabava de chegar de um encontro “Rise Up” (as catequeses que marcaram a JMJ), onde se refletiu sobre a paz, ou melhor, sobre a ausência dela. “Levo sempre uma mensagem destes encontros. Hoje falámos sobre a paz e como podemos viver em paz connosco mesmo, com o mundo e como podemos ser símbolos da paz”, refere a estudante de Terapia Ocupacional, em Leiria.

Simão Antão, de 15 anos, veio de Faro. Não esteve na JMJ de Lisboa, por isso estes dois dias foram cheios de novidades. É também a mensagem de paz e o papel dos jovens na construção dessa paz que leva deste encontro.

Elisabete Puga foi uma das Cooperadoras da Família que acompanhou este grupo de jovens constituído por 13 elementos. Ao Jornal da Família, destacou a sensibilidade dos jovens para as questões da paz, um tema que marcou todo o encontro. “Os testemunhos da Vigília foram sobre situações de guerra, hoje, na catequese, também ouviram testemunhos sobre guerra e percebi o quanto isso os toca. Na catequese, quando lhes foi pedida uma palavra síntese, as palavras ‘paz’ e ‘esperança’ foram as mais referidas”, conta a Cooperadora Elisabete.

Margarida e Soraia na Missa de Envio e  D. Rui Valério com o grupo Focos de Esperança (Fotos: ISCF)

Na Missa de Envio, que decorreu precisamente no dia em que a Igreja celebrava o Dia Mundial das Missões (20 de outubro), D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, convidou os jovens a serem missionários e a levarem a experiência do encontro ao outro. “Ser missionário, ser enviado, levando no coração algo, não se leva uma ideia, mas uma experiência do encontro, do Cristo que aconteceu na vossa vida”, afirmou D. Rui Valério.

Mas onde começa a evangelização, perguntou D. Rui Valério. “É no nosso coração que tem de começar a transformação”, disse. E a transformação começa dentro de cada um.  “O primeiro campo de evangelização, antes de ser a cidade, a sociedade, a minha diocese, o meu distrito, o meu território, a minha escola, o primeiro lugar dessa evangelização para a mudança, acontece dentro de mim”, referiu o Patriarca de Lisboa. Por fim o apelo à missão de cada um.  “Vamos fazer paz cá dentro para que a paz aconteça lá onde há guerra”, conclui D. Rui Valério.

No final do evento, coube a D. Nuno Almeida, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, anunciar o próximo organizador do ‘Rejoice´.  A Diocese de Lamego será a próxima anfitriã da segunda edição do Encontro Nacional da Juventude, em data ainda a definir.

A primeira edição do ‘Rejoice!’ foi organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa, com o apoio da Fundação JMJ Lisboa 2023, da Câmara Municipal de Lisboa, da Junta de Freguesia do Parque das Nações e da Universidade de Lisboa. Um encontro que teve como principal objetivo evocar a realização da JMJ Lisboa 2023 mas também lançar a caminhada dos jovens rumo ao Jubileu da Juventude, integrado nas celebrações do Ano Jubilar que a Igreja vai viver em 2025.

IM
Artigo da edição de novembro de 2024 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>