Encerramento do Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás

Família Blasiana encerra em Fátima Jubileu de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás. “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás” é o mote da celebração marcado pela Peregrinação ao Santuário e um momento cultural e recreativo no Auditório Paulo VI, que conta com a música de Alda Casqueira e Animatus Band.

No próximo dia 20 de julho de 2025, o Santuário de Fátima será palco da Peregrinação da Família Blasiana, promovida pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), integrada nas celebrações do Centenário de Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás (1925–2025).

Sob o lema “Com Maria, guardiã das famílias, agradecemos o dom do Pe. Brás”, esta peregrinação assinala o encerramento do Jubileu da Ordenação Sacerdotal do Pe. Joaquim Alves Brás, ordenado sacerdote em 19 de julho de 1925 e fundador da Família Blasiana (Obra de Santa Zita, Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Centro de Cooperação Familiar, Movimento por um Lar Cristão, Jornal da Família, Fundação Monsenhor Alves Brás com a Escola Profissional ASAS e Juventude Blasiana/Focos de Esperança).

É o culminar de uma caminhada realizada ao longo dos últimos três anos que contou com uma Peregrinação à Guarda, cidade berço das Obras do Pe. Brás; dois Fóruns sobre a Família (“Família, fonte de humanidade” e “Ser Pessoa – Ser Humano – Quem quero ser? Quem sou chamado a ser?”); uma largada de balões a 19 de julho de 2024, para assinalar o início do Ano Jubilar; uma Peregrinação a Donas, no concelho do Fundão, paróquia onde o Pe. Alves Brás foi pároco durante cinco anos, e um congresso realizado no passado mês de maio, intitulado “Atravessados pelo Amor e pela Esperança – Cuidar as famílias com(o) o Pe. Brás”.

Um conjunto de iniciativas que deram a conhecer a Vida e Obra do Pe. Joaquim Alves Brás e refletiram sobre a atualidade do seu pensamento e da missão de todos os que partilham do seu carisma.

O encerramento do Jubileu Sacerdotal será um momento de festa para toda a Família Blasiana mas também para todas as famílias ligadas aos equipamentos sociais a cargo das Cooperadoras da Família e para todos aqueles que se quiserem juntar a este momento de celebração. 

A parte da manhã é dedicada à participação nas celebrações do Santuário e à tarde o Auditório Paulo VI acolhe um Momento Cultural e Recreativo, com destaque para a cerimónia de encerramento do Ano Jubilar do Centenário e um tempo de ação de graças pela Família e pelo Pe. Brás. A animação estará a cargo de Alda Casqueira e Animatus Band.

Alda Casqueira é uma educadora de infância que há vários anos dedica a vida à educação através da música. Durante os seus espetáculos, a música é usada como uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de estimular a criatividade, a curiosidade e a interação social, proporcionando momentos únicos de aprendizagem lúdica e alegria partilhada.

Recorde-se que as Cooperadoras da Família desempenham a sua missão através das inúmeras Obras fundadas pelo Pe. Joaquim Alves Brás de apoio à família: Obra de Santa Zita, Centro de Cooperação Familiar, Instituto Secular das Cooperadoras da Família e Movimento por um Lar Cristão. Todas juntas formam a Família Blasiana.

As Cooperadoras gerem ainda uma Escola Profissional, em Lisboa, a Escola ASAS – Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social.

Ligado às Cooperadoras da Família, e integrando a Família Blasiana, existe ainda o movimento juvenil “Focos de Esperança”, que pretende divulgar entre os mais novos o carisma do Pe. Alves Brás.

Através destas Obras, as Cooperadoras estão presentes em Lisboa, Porto, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Elvas, Faro, Guarda, Portalegre, Casegas, Viseu e Fátima.

Espalhados por estas localidades, a Obra de Santa Zita e o Centro de Cooperação Familiar têm a seu cargo vários equipamentos de apoio à infância: Creches, Pré-escolar e CATL onde recebem cerca de 1400 crianças.

No apoio à terceira idade destacam-se as valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, onde prestam apoio a cerca de 260 utentes. 

As Cooperadoras estão ainda presentes em Roma (Itália), Madrid (Espanha) também com valências dedicadas à infância e a pessoas idosas, Guanhães (Brasil) e Cabinda (Angola) com uma escola que acolhe cerca de mil alunos.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Ser Levedura na Massa

O Projeto “Levedura na Massa” reuniu, recentemente em Roma, representantes de 23 países num seminário internacional promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo. Juan Ambrosio foi um dos participantes e conta-nos os pormenores de um projeto que quer impulsionar a transformação social através do escutismo.

Ler Mais >>

Tempo, um dos melhores presentes de Natal!

“Ter tempo e dar um pouco do nosso tempo aos outros” é a sugestão de Goretti Valente para este Natal. Num mundo feito de correrias, arranjar tempo para partilhar com os outros é uma forma de viver o verdadeiro espírito de Natal.

Ler Mais >>

Adolescentes depressivos?

41% dos adolescentes tem sintomas depressivos, dizem os últimos dados vindos a público pela mão do programa ‘Mais contigo’, de prevenção do suicídio nas escolas. Jorge Cotovio reflete sobre estes números e questiona o papel da Igreja e da Família na educação das novas gerações.

Ler Mais >>

Eco Igrejas Portugal

O Eco Igrejas Portugal procura ajudar as comunidades cristãs a integrarem práticas de sustentabilidade e cuidado com a Criação na sua vida diária. Foi lançado no passado dia 25 de outubro e Juan Ambrosio, elemento da Rede Cuidar da Casa Comum, uma das entidades promotoras, apresenta-nos esta iniciativa ecuménica.

Ler Mais >>