O canal de denúncias do CCF foi estabelecido em conformidade com a legislação vigente aplicável e boas práticas institucionais.
Com este canal pretende-se facilitar a identificação de situações eventualmente irregulares ou infrações, incluindo suspeitas razoáveis reais ou potenciais, que ocorreram ou que se considere que venham a ocorrer.
Salientamos que este canal não substitui o atual “Livro de Reclamações”
Para apresentar uma denúncia deverá enviar um e-mail para
canaldenuncia@centrocooperacaofamiliar.pt
Princípios e proteção do denunciante
É garantida a independência, a imparcialidade, a confidencialidade, a proteção de dados, o sigilo e a ausência de conflitos de interesses no tratamento e análise das denúncias recebidas.
Em qualquer situação, o Denunciante é protegido contra qualquer forma de retaliação, sendo conferida a possibilidade de apresentação de denúncia anónima, nos termos legais.
Quem pode apresentar uma denúncia
Responsabilidade de gestão da denúncia
As denúncias serão recebidas pela área competente do CCF que, após registo, dará seguimento ao processo de tratamento, incluindo o encaminhamento para as áreas responsáveis pela análise e acompanhamento do processo.
O tratamento, investigação e tomada de medidas relativamente às denúncias recebidas é, de acordo com a legislação, da responsabilidade do CCF, sendo as mesmas tramitadas através de um e-mail criado para esse fim, prestada por uma entidade independente sem relação com o CCF.
Denúncias Anónimas
O CCF compromete-se a respeitar o anonimato em todos os casos em que o denunciante pretenda apresentar uma denúncia anónima, independentemente do detalhe das informações contidas na denúncia e da possibilidade de identificação do denunciante através dos factos descritos.
O CCF tratará todas as denúncias, anónimas ou não, sempre que a mesma contenha matéria e informação suficientes e relevantes que permitam averiguar. Não obstante este tratamento, apenas serão notificados os denunciantes que entendam deixar um contacto.
Âmbito
Podem ser apresentadas denúncias dos seguintes âmbitos:
Reforçamos que todas as situações não relacionadas com os temas acima descritos deverão ser endereçadas a outros canais de comunicação, designadamente: Livro de Reclamações
Proteção de Dados Pessoais
Ao enviar um e-mail com a denúncia, declara tomar conhecimento das condições do tratamento dos seus dados pessoais.
O CCF conduzirá com responsabilidade, independência e idoneidade a
receção, a investigação e o tratamento da sua denúncia.
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Centro de Cooperação Familiar
Rua de Luanda, 256 – 2775-369 Carcavelos
NIPC 501 612 165
Instituição Particular de Solidariedade Social
Reg. nº 42/185 na Direção Geral da Segurança Social em 08/05/198
Contacto: 214 588 520
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Documentos:
REGULAMENTO DE COMUNICAÇÃO DE INFRAÇÕES (canal denúncia)
POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS
PLANO Prevenção Riscos e Infrações conexas e Plano Formação
Rua Sociedade Farmacêutica, 39
1150-338 LISBOA
Tel. 213 513 060
conselhogeral@iscf.pt