Férias: Há ir e voltar

Agosto é por excelência o mês de férias. É tempo de relaxar, de deixar de lado as preocupações com o trabalho ou com os estudos e usufruir de momentos de lazer. Fazer mais o que gostamos e não tanto aquilo que somos um pouco “obrigados” a fazer.

As férias são uma grande oportunidade de passar mais tempo com a família, aquele tempo que foi roubado durante o resto do ano pelos inúmeros afazeres de uma vida cheia de atividades e trabalho.

As férias ajudam-nos a focar naquilo que é o essencial: na companhia uns dos outros. Quer na nossa relação com a família, quer na nossa relação com os amigos. É tempo de quebrar rotinas, de esquecer horários e de viver apenas o tempo na companhia uns dos outros.

Agosto é um mês para reforçar laços, para recarregar baterias, mas é também um mês de preparação de recomeços. Setembro chega logo a seguir e com ele o fim das férias. Há que usar estratégias para que o corte entre férias e regresso ao trabalho ou ao estudo não seja tão abrupto.

Por isso, programe o seu regresso de férias, um ou dois dias antes do início do trabalho para desfazer as malas e preparar o regresso às aulas das crianças. Continue a desfrutar de umas idas à praia ou ao parque ao fim de semana, enquanto o tempo assim o permitir. Estabeleça novas datas para sair em família nem que seja apenas um dia ao fim de semana.

O verão pode terminar, as férias também, mas o espirito com que vivemos o nosso dia a dia, esse, depende apenas de nós. E o espirito de verão pode-se prolongar pelo ano inteiro.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Desafios da adolescência

As diferentes formas de exercer a parentalidade são determinantes na adolescência. Tal como é determinante a escolha de estilos de vida capazes de promover o bem-estar nessa fase da vida. Os tópicos são deixados por Furtado Fernandes.

Ler Mais >>

Uma ponte de afetos

Durante oito meses o Centro de Cooperação Familiar “O Botãozinho” acolheu cerca de 15 utentes do Centro de Dia da Casa do Alecrim da Associação Alzheimer Portugal. Uma parceria que promoveu uma convivência intergeracional.

Ler Mais >>

Os hospitais e o futuro

Em “Crónicas da Saúde”, rubrica mensal do ‘Jornal da Família’, o médico João M. Videira Amaral traça as particularidades do sistema de saúde e aborda novas tendências. No artigo deste mês debruça-se sobre a área hospitalar.

Ler Mais >>