Jornal da Família – edição outubro

Sínodo dos Bispos sobre os jovens e ecos do Encontro Mundial das Famílias são destaque na edição de outubro do Jornal da Família.

Jornal da Família está de regresso depois de um período de férias e a edição de outubro está quase a chegar a casa dos assinantes.

O destaque da edição deste mês vai para o Sínodo dos Bispos que decorrerá no Vaticano a partir do dia 03 de outubro e que se propõe refletir sobre a realidade juvenil e a relação dos jovens com a Igreja Católica.

Nesta edição damos também eco ao IX Encontro Mundial da Famílias, que decorreu de 21 a 26 de agosto em Dublin, na Irlanda, e que contou com a presença do Papa Francisco.

O mês de outubro é também marcado pelo arranque de novo ano pastoral e em Portugal este mês marca também o início de um Ano Missionário proclamado pela Conferência Episcopal Portuguesa. Uma iniciativa que surge depois do Papa Francisco ter convocado “um mês missionário extraordinário” para outubro de 2019.

Em arranque de novo ano a edição de outubro do Jornal da Família traça o plano pastoral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família e dos Jovens Focos de Esperança.

O ano letivo já começou e as praxes académicas são uma prática corrente por estes dias nas instituições de ensino superior. O aceitável e o inaceitável deste ritual está na análise de Fabião Baptista.

Nesta edição fique também a conhecer os novos números da fome no mundo, a urgência de agir contra as alterações climáticas ou saiba porque nem sempre a escola é um lugar seguro.

Mas pelas páginas deste jornal há ainda humor, sugestões para uma ida ao cinema ou novas ideias para as receitas lá de casa.

Boa Leitura!

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Silêncio, por favor!

Os “ruídos de um mundo anónimo” são o tema de reflexão de Ana Medina sobre a quantidade de informação que nos chega sem que a “tenhamos pedido”.

Ler Mais >>

Um novo ano político muito importante

Em 2024, mais de 60 países vão a votos, entre os quais Portugal. Murillo Missaci reflete sobre a necessidade de envolvimento dos jovens na política “de uma forma ativa, informada, crítica e responsável, tendo como referência a sua fé, a sua identidade e sua missão como cristãos”.

Ler Mais >>

Veneza, uma história entre ocidente e oriente

O pretexto para esta viagem foi o Carnaval, mas o encanto não se ficou pelas máscaras de Veneza. A icónica praça e Basílica de São Marcos captaram a atenção de Cristiano Cirillo que nos leva numa viagem pela história deste templo.

Ler Mais >>

Promover a leitura compete a todos nós

Saber ler não significa apenas juntar letras de forma a articular palavras. Ler implica, também, “interpretar” e “compreender”. O último relatório Pisa diz-nos que nestas questões Portugal baixou o seu nível. O mote para a reflexão da professora Goretti Valente.

Ler Mais >>