Em início de novo ano letivo “somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança”

“Somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança”, apela a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé numa mensagem aos educadores cristãos.

Em início de ano letivo D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, afirma que este é “um tempo de (re)encontro pessoal que merece ser preparado para melhor acolher a fragilidade humana”. No início de uma nova etapa educativa é preciso “saber interpretar os sinais destes tempos” e “somos chamados a reinventar-nos e a renovar a esperança que brota do encontro com Cristo”, afirma o também bispo de Aveiro. 

D. António Moiteiro recorda os tempos que vivemos, marcados pela pandemia Covid-19, que trouxeram “desafios que vieram requerer uma entrega e uma criatividade renovadas, traduzidas numa adequação, recriação e reinvenção dos processos formativos”.

“As circunstâncias são ainda de incerteza”, adianta a Comissão Episcopal da Educação Cristão que pede aos educadores para estarem atentos e abertos à voz do Espírito” em “atitude vigilante e de serviço” para que “os desafios sociais e de aprendizagem” sejam acolhidos e interpretados à luz do Evangelho. 

 
A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé agradece às comunidades cristãs e seus pastores, às famílias cristãs, aos catequistas, aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, às Escolas Católicas e aos educadores cristãos em geral o “empenho” e “entusiasmo no anúncio e na vivência da mensagem cristã” junto das crianças, adolescentes e jovens, através dos meios online, durante o tempo em que não foi possível o contacto pessoal.

“Unidos na oração e na missão, saberemos encontrar os meios adequados para continuar a tarefa evangelizadora e educativa a que somos convocados”, conclui a mensagem da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Desafios da adolescência

As diferentes formas de exercer a parentalidade são determinantes na adolescência. Tal como é determinante a escolha de estilos de vida capazes de promover o bem-estar nessa fase da vida. Os tópicos são deixados por Furtado Fernandes.

Ler Mais >>

Uma ponte de afetos

Durante oito meses o Centro de Cooperação Familiar “O Botãozinho” acolheu cerca de 15 utentes do Centro de Dia da Casa do Alecrim da Associação Alzheimer Portugal. Uma parceria que promoveu uma convivência intergeracional.

Ler Mais >>

Os hospitais e o futuro

Em “Crónicas da Saúde”, rubrica mensal do ‘Jornal da Família’, o médico João M. Videira Amaral traça as particularidades do sistema de saúde e aborda novas tendências. No artigo deste mês debruça-se sobre a área hospitalar.

Ler Mais >>