Movimento de Defesa da Vida apoiou mais de 600 crianças em 2020

Videochamadas e contactos telefónicos foram os meios de chegar às famílias e às crianças em tempo de confinamento.

O Movimento Defesa da Vida (MDV), instituição particular de solidariedade social, apoiou mais de 600 crianças em 2020, observando que um novo confinamento “desafia a estabilidade familiar dos portugueses”.
 

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, o MDV contabiliza um total de apoios a “434 famílias e 611 crianças”, que lhes permitiu encontrar um “espaço seguro e de tranquilidade” junto dos seus familiares.
 

“Reinventamo-nos e, seja através de videochamadas ou de contactos telefónicos mais frequentes, conseguimos que não deixassem de sentir que estávamos lá, à distância de um clique, a qualquer hora. E isso resultou no apoio a mais de 400 famílias e mais de 600 crianças, durante todo o ano”, explica Mariana Mira Delgado, da Comissão Executiva do MDV.
 

Segundo a responsável, a instituição sem fins lucrativos, que preserva os valores da família e atua na proteção de crianças em risco, “sofreu constrangimentos fortes” na sua atuação em tempo de pandemia.
 

“A impossibilidade de apoiarmos com proximidade e presencialmente as famílias criou desafios à intervenção mais direta junto de todos os elementos do agregado familiar, tornando-se imperativo arranjarmos outras formas, mais criativas de chegar, sobretudo, as crianças e jovens nessa fase”, acrescenta.
 

O Movimento Defesa da Vida destaca o seu projeto central – ‘Projeto Família’ – que presta apoio às necessidades das crianças dentro do seio familiar, para “evitar que crianças e jovens sejam institucionalizados”.
 

MDV, instituição particular de solidariedade social que tem como missão a promoção da dignidade da pessoa e da unidade familiar, está a apelar à solidariedade com a campanha de consignação do IRS, com o mote ‘Desconfine o seu IRS’, que, anualmente, é uma “ajuda importante” na realização de todas as suas atividades.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Desafios da adolescência

As diferentes formas de exercer a parentalidade são determinantes na adolescência. Tal como é determinante a escolha de estilos de vida capazes de promover o bem-estar nessa fase da vida. Os tópicos são deixados por Furtado Fernandes.

Ler Mais >>

Uma ponte de afetos

Durante oito meses o Centro de Cooperação Familiar “O Botãozinho” acolheu cerca de 15 utentes do Centro de Dia da Casa do Alecrim da Associação Alzheimer Portugal. Uma parceria que promoveu uma convivência intergeracional.

Ler Mais >>

Os hospitais e o futuro

Em “Crónicas da Saúde”, rubrica mensal do ‘Jornal da Família’, o médico João M. Videira Amaral traça as particularidades do sistema de saúde e aborda novas tendências. No artigo deste mês debruça-se sobre a área hospitalar.

Ler Mais >>