Livro homenageia padre Octávio Morgadinho

“Um percurso ao Serviço de Deus e dos Homens”, que será apresentado no dia 10 de outubro, conta com vários textos publicados ao longo dos últimos anos no Jornal da Família.

É uma demonstração de gratidão de uma comunidade à qual dedicou uma parte da sua vida. O livro “Um Percurso ao Serviço de Deus e dos Homens” é uma homenagem de um grupo de paroquianos da paróquia da Parede, no concelho de Cascais, ao padre Octávio Morgadinho.

“O Senhor Padre Octávio Morgadinho dedicou uma boa parte da sua vida e percurso pastoral à comunidade cristã da Parede, trinta anos como colaborador dedicado do Padre José Batista da Silva, depois como coadjutor, sucedendo-lhe como Pároco ao longo de onze anos”, refere D. Joaquim Mendes no prefácio da obra. 

Para o bispo auxiliar de Lisboa a  pessoa e o ministério sacerdotal do Padre Morgadinho “marcaram quer o percurso pastoral da comunidade, quer o caminho de fé de pessoas e grupos que ele acompanhou ao longo destes anos”.

O livro “Um Percurso ao Serviço de Deus e dos Homens” é uma coletânea de textos e memórias de Octávio Gil Morgadinho  e está dividido em cinco partes.  A primeira parte é uma apresentação pessoal feita em jeito de roteiro biográfico através de uma entrevista; a segunda aborda o percurso do Padre Morgadinho  na paróquia da Parede; a terceira aborda a evolução das instituições e estruturas pastorais da paróquia; a quarta parte é uma viagem pelo “sótão” das  recordações do Padre Morgadinho com passagens pelo diário da guerra da Guiné e a quinta parte é uma compilação de textos publicados no Jornal da Família que coloca sob a temática geral de “Perspetivas  do  serviço  de  Deus e dos homens na Igreja e na sociedade portuguesa da viragem do milénio”

A homenagem decorrerá no dia 10 de outubro, à 11h30, com uma celebração eucarística na igreja paroquial da Parede, presidida por D. Joaquim Mendes , seguida da apresentação do livro. 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>