Casar em Roma e ser abençoados pelo Papa: um sonho tornado realidade

Filipe é português e Alessia italiana. O amor uniu-os e Roma foi a cidade escolhida para selar o compromisso perante Deus. Mas o que o casal não contava era com a possibilidade de se encontrar com o Papa Leão XIV.

Na tradição de muitos povos, é comum celebrar o casamento na terra natal da noiva. No nosso caso, a decisão foi clara desde o início: Roma. A minha esposa é romana, e para além da ligação afetiva, a Cidade Eterna é um lugar de uma beleza singular e repleto de história e fé. Não havia dúvida, era ali que queríamos selar o nosso compromisso perante Deus.

No entanto, organizar um casamento à distância foi um verdadeiro desafio. A logística implicava viagens, coordenação de horários e o esforço de juntar família e amigos de vários pontos do mundo. Mas graças à ajuda generosa de todos os que nos rodeiam, tudo correu da melhor forma.

Foi durante uma dessas viagens preparatórias a Roma que visitámos a belíssima Igreja de Santo António dos Portugueses. Ali conhecemos o Mons. Agostinho Borges, Reitor da Igreja. O encontro com ele foi providencial. Partilhou connosco a possibilidade de participarmos numa audiência papal às quartas-feiras, nas quais o Santo Padre recebe peregrinos e, de modo especial, casais recém-casados.

Com esperança no coração, e com a preciosa ajuda de Mons. Agostinho, pedimos para participar numa dessas audiências. Quando recebemos a notícia de que o nosso pedido tinha sido aceite, mal conseguimos conter a emoção. Casar em Roma já era um grande privilégio…mas poder encontrar o Papa Leão XIV e receber a sua bênção pessoal seria um verdadeiro presente de Deus. Um sonho tornado realidade.

Após meses de preparação, o grande dia chegou. A celebração do nosso casamento teve lugar na imponente Basílica dei Santi XII Apostoli, situada no coração de Roma. Esta basílica, dedicada aos apóstolos Filipe e Tiago Menor, cujas relíquias repousam na cripta, é um verdadeiro tesouro da fé cristã que vale a pena visitar quando se vai a Roma. O dia foi marcado por uma atmosfera de profunda alegria e fé. A presença dos nossos familiares e amigos fez deste momento uma verdadeira celebração da comunhão e do amor.

Na quarta-feira seguinte ao casamento, vivemos o ponto alto da nossa experiência: a audiência papal. Fomos calorosamente acolhidos pela Maria Lúcia Duarte, Cooperadora da Família em Roma, que nos acompanhou com grande carinho e eficiência até aos nossos lugares. A audiência decorreu na emblemática Praça de São Pedro. A emoção era palpável no ar. Milhares de peregrinos, vindos dos quatro cantos do mundo, reunidos para escutar o Santo Padre e receber a sua bênção.

O tempo pareceu voar. Após momentos de oração, leituras em várias línguas e palavras de acolhimento, o Santo Padre começou a cumprimentar os casais presentes. Quando chegou a nossa vez, os nossos corações transbordavam de alegria. A breve troca de palavras com o Santo Padre foi marcada por humildade e profundo respeito. Ouvir a sua bênção sobre a nossa união e os votos de felicidade para a nossa família, foi para nós um sinal que Deus nos acompanha neste caminho que começamos a trilhar juntos. Roma ficará para sempre gravada nos nossos corações, não apenas como o lugar onde nos casámos, mas como o lugar onde o céu se fez particularmente próximo.

Guardaremos para sempre esta experiência como uma das maiores graças das nossas vidas. A nossa gratidão é infinita para com Deus e com todas as pessoas que nos ajudaram na nossa vida, e que de uma forma ou outra, nos guiaram até à nossa união. É graças a eles que tivemos esta oportunidade única de partilhar um momento com o Papa Leão XIV. Com o coração cheio, testemunhamos que a vida arranja sempre maneira de nos surpreender com maravilhas, basta procurar as oportunidades e confiar em Deus.

Filipe Mesquita e Alessia Fazi
Artigo da edição de agosto/setembro de 2025 do Jornal da Família

Fotos: D.R.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Desafios da adolescência

As diferentes formas de exercer a parentalidade são determinantes na adolescência. Tal como é determinante a escolha de estilos de vida capazes de promover o bem-estar nessa fase da vida. Os tópicos são deixados por Furtado Fernandes.

Ler Mais >>

Uma ponte de afetos

Durante oito meses o Centro de Cooperação Familiar “O Botãozinho” acolheu cerca de 15 utentes do Centro de Dia da Casa do Alecrim da Associação Alzheimer Portugal. Uma parceria que promoveu uma convivência intergeracional.

Ler Mais >>

Os hospitais e o futuro

Em “Crónicas da Saúde”, rubrica mensal do ‘Jornal da Família’, o médico João M. Videira Amaral traça as particularidades do sistema de saúde e aborda novas tendências. No artigo deste mês debruça-se sobre a área hospitalar.

Ler Mais >>

Scalea, Cidade Mariana

A tradição e a fé recriam-se numa Europa de raízes cristãs. Neste artigo, viajamos até ao sul de Itália para sabermos como nasceu e se perpetuou no tempo a devoção à Virgem do Carmo. É a espiritualidade em viagem trazida por Cristiano Cirillo, desta vez em Scalea (Calábria).

Ler Mais >>