Livro homenageia padre Octávio Morgadinho

“Um percurso ao Serviço de Deus e dos Homens”, que será apresentado no dia 10 de outubro, conta com vários textos publicados ao longo dos últimos anos no Jornal da Família.

É uma demonstração de gratidão de uma comunidade à qual dedicou uma parte da sua vida. O livro “Um Percurso ao Serviço de Deus e dos Homens” é uma homenagem de um grupo de paroquianos da paróquia da Parede, no concelho de Cascais, ao padre Octávio Morgadinho.

“O Senhor Padre Octávio Morgadinho dedicou uma boa parte da sua vida e percurso pastoral à comunidade cristã da Parede, trinta anos como colaborador dedicado do Padre José Batista da Silva, depois como coadjutor, sucedendo-lhe como Pároco ao longo de onze anos”, refere D. Joaquim Mendes no prefácio da obra. 

Para o bispo auxiliar de Lisboa a  pessoa e o ministério sacerdotal do Padre Morgadinho “marcaram quer o percurso pastoral da comunidade, quer o caminho de fé de pessoas e grupos que ele acompanhou ao longo destes anos”.

O livro “Um Percurso ao Serviço de Deus e dos Homens” é uma coletânea de textos e memórias de Octávio Gil Morgadinho  e está dividido em cinco partes.  A primeira parte é uma apresentação pessoal feita em jeito de roteiro biográfico através de uma entrevista; a segunda aborda o percurso do Padre Morgadinho  na paróquia da Parede; a terceira aborda a evolução das instituições e estruturas pastorais da paróquia; a quarta parte é uma viagem pelo “sótão” das  recordações do Padre Morgadinho com passagens pelo diário da guerra da Guiné e a quinta parte é uma compilação de textos publicados no Jornal da Família que coloca sob a temática geral de “Perspetivas  do  serviço  de  Deus e dos homens na Igreja e na sociedade portuguesa da viragem do milénio”

A homenagem decorrerá no dia 10 de outubro, à 11h30, com uma celebração eucarística na igreja paroquial da Parede, presidida por D. Joaquim Mendes , seguida da apresentação do livro. 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>