Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Como é sabido, há pessoas que conseguem superar situações altamente penosas. Outras, ao invés, soçobram, ficando com grandes limitações para responderem aos desafios do quotidiano.

Esta constatação remete-nos para o conceito de resiliência, assim definida pela Associação Americana de Psicologia:

“O processo de se adaptar bem diante da adversidade, trauma, tragédia, ameaças ou fontes significativas de stress – como problemas familiares e relacionais, questões sérias de saúde ou situações delicadas no âmbito laboral ou financeiro”.

Como bem explica Nuno Lemos Pires, em Os Resistentes, a definição de resiliência é distinta de resistência. Resistir é conseguir aguentar o impacto, enquanto ser resiliente implica superar e recuperar do revés.

O objetivo deste artigo é sinalizar alguns aspetos que possam concorrer para aumentar a resiliência. Por contraste, começamos por abordar as sequelas da “sociedade líquida” – em que tudo é precário – o que, obviamente, nos fragiliza, qual “virose” que ataca as nossas defesas.

  1. A vertigem da gratificação imediata

Querer tudo já é uma “moda” que obstaculiza o desenvolvimento da resiliência.

“A nossa cultura, que mitifica (ingenuamente) a eficácia e o utilitarismo, há muito cancelou o valor da espera. Os prazos sôfregos que incorporamos consideram-na um atraso de vida, uma excrescência irritante, bota-de-elástico e obsoleta. Esperar porquê? Do pronto a vestir ao pronto a comer, da comunicação em tempo real ao experimentalismo instantâneo dos afetos: a espera tornou-se um peso morto, com o qual não sabemos lidar, e que é preciso descarregar borda fora. Talvez este desejo de instantaneidade seja em nós um dissimulado reflexo defensivo, o medo crescente de que num mundo acelerado não exista afinal ninguém nem coisa nenhuma que nos espere. Quando todos vivem altamente pressionados, tudo se torna arriscadamente precário – é o que vamos constatando” (D. José Tolentino de Mendonça, em A Mística do Instante).  

2. Medidas para desenvolver a resiliência

Enrique Rojas, em Não te rendas, destaca cinco medidas para desenvolver a resiliência.

  • Procurar novos objetivos

Evitar cair num “mar de lamentações” que, inevitavelmente, conduzem à inação. É fundamental definir novas prioridades que mobilizem a nossa vontade para o desempenho de atividades que se venham a tornar gratificantes;

  • Confiar no círculo protetor

A adversidade gera, conforme os casos, medo, tristeza e/ou irritação. Tratando-se de reações normais, elas precisam de ser partilhadas. Quem tem medo quer ser tranquilizado, quem está triste quer ser consolado e quem está irritado quer ser compreendido;

  • Renunciar à miragem das gratificações imediatas

A vida hodierna caracteriza-se, muitas vezes, por uma corrida insana atrás da “cenoura”. A paciência é um grande recurso, só ela cria as condições necessárias para discernir qual a melhor estratégia para podermos lidar com o infortúnio;

  • Virar-se para o sofrimento alheio

Um dos melhores “tónicos” para desenvolvermos a resiliência é sermos solidários com o sofrimento dos outros. Não estamos sozinhos no mundo, outros passaram por provações semelhantes ou mais graves que as nossas. Cuidar do próximo, para além do mais, “liberta-nos de nós”, para usar as palavras do padre Michel Quoist no seu livro Poemas para Rezar;

  • Tirar partido das oportunidades

Pedirmos ao Senhor que nos dê Esperança revela-se indispensável para prosseguirmos o caminho, apesar dos obstáculos, das vicissitudes e até das tribulações. Esta é base para desenvolvermos um saudável otimismo, que nos permita descortinar novas oportunidades e tirar partido delas.

“Ser cristão é poder dar um segundo sentido, muito mais profundo, ao que já tem sentido (como a amizade, o amor, a cultura, a música, até a simples camaradagem) e é poder dar um sentido ao que não o tem. Era o que eu dizia àquela rapariga do hospital (…) contra o sem-sentido da sua morte prematura” (François Varillon, S.J., em Alegria de Crer e de Viver).

Furtado Fernandes
j.furtado.fernandes@sapo.pt
Artigo da edição de janeiro de 2026 do Jornal da Família

Foto: Pixabay

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Uma vida a “tecer” gestos de cuidado

A Cooperadora da Família Custódia Lopes tem 98 anos de vida, 52 dos quais ao serviço do CCF – O Botãozinho, em Carcavelos. Depois de décadas a “tecer” gestos de cuidado, Custódia iniciou uma nova etapa no CCF – Lar Betânia, em Fátima, para o merecido descanso. Antes da partida, recebeu uma sentida homenagem das colaboradoras d’O Botãozinho, num gesto de gratidão por uma vida marcada pela dedicação às famílias.

Ler Mais >>

Institutos Seculares: Celebrar 80 anos entre os desafios e a esperança

A preparação da celebração dos 80 anos da constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’ já está em marcha. Reunidos a 19 de setembro, em Coimbra, os Institutos Seculares portugueses lançaram o caminho rumo ao encontro nacional de 30 de janeiro de 2027, em Fátima, numa iniciativa que pretende reforçar a identidade e a visibilidade desta vocação na Igreja.

Ler Mais >>

Pastoral Familiar – “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o padre José Alves

Dez anos após a publicação da ‘Amoris Laetitia’, o padre José Augusto Gonçalves Alves teme que a pastoral familiar tenha perdido o impulso que já teve. “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o sacerdote vicentino e assistente espiritual do núcleo de Viseu do Movimento por um Lar Cristão. O padre José Alves defende uma pastoral “missionária “e “em saída”, em que a formação dos agentes da pastoral deve ir além da formação filosófica e teológica.

Ler Mais >>

“O amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas”

Ana Bem e Hélder da Silva celebram este ano 25 anos de casamento e 34 de namoro. São eles que nos ajudam a refletir sobre o Capítulo V da ´Amoris Laetitia’ – O Amor que se torna fecundo. Por entre a vida familiar, a vida profissional e o serviço à Igreja e à comunidade, afirmam que “o amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas” e “nunca fica mais pequeno quando é partilhado”.

Ler Mais >>

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>