Educação: Família e Escola

que este livro recolhe foram escolhidos entre os artigos que publiquei no Jornal da Família, desde janeiro de 1998 até ao presente

Estes textos que este livro recolhe foram escolhidos entre os artigos que publiquei no Jornal da Família, desde janeiro de 1998 até ao presente, segundo um critério temático que tem por pólos a família e a escola na perspetiva da sua implicação no processo educativo. Não foram elaborados com uma intencionalidade sistemática, não obedecem a um plano pré-estabelecido, não configuram uma unidade temática ou problemática rigorosa.

Não são textos teóricos. Estão marcados pela vida, pelo tempo e as circunstancias. A sua publicação estendeu-se pelos últimos dezasseis anos desta era global caraterizada pela revolução tecnológica e comunicacional, pela aceleração dos acontecimento e das mutações culturais e sociais e pelos desafios postos às sociedades, às instituições e aos indivíduos nomeadamente à Igreja. No nosso país essas transformações tiveram evolução específica e intervenção atenta da hierarquia da Igreja, na esfera da sua competência. Neste quadro procuramos pensar e levar a pensar.

Octávio

Gil Morgadinho

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>