A casa onde crescemos… a família que construímos

“O casamento e a parentalidade, longe de serem destinos, são jornadas que exigem renovação constante”, afirma o casal Azuaje-Fidalgo que se prepara para o primeiro Natal com a pequena Belém Maria. Numa reflexão conjunta, José e Fernanda refletem sobre o significado de ter Cristo no seio da família e o papel que a herança de gerações passadas tem nas suas vidas.

 “O lar é o espaço onde as nossas fragilidades se revelam, as virtudes se desenvolvem e o amor ganha corpo no dia a dia”

A família é, desde sempre, a base de uma sociedade saudável e equilibrada. Contudo, vivemos tempos em que os valores que sustentam o lar estão sob constante desafio. Entre as exigências da vida moderna e a perda de referências sólidas, cabe a cada um de nós renovar o -compromisso de proteger aquilo que dá sentido às nossas vidas – Jesus Cristo.

Quando demos os primeiros passos enquanto casal, tínhamos a noção de que o matrimónio é muito mais do que um simples contrato; é uma aliança que se vive e se renova diariamente. Começámos a nossa vida a três conscientes de que estávamos a integrar uma história maior, construída ao longo de gerações. No entanto, foi só ao vivermos as pequenas e grandes alegrias do quotidiano que compreendemos plenamente o que significa ter Jesus Cristo no centro do casamento. Ele não é apenas testemunha da nossa união; é o que a sustenta. Este amor a três transforma os desafios em oportunidades de crescimento e as rotinas em momentos de Graça.

Com o passar do tempo, percebemos que algumas práticas têm sido fundamentais para fortalecer o nosso lar:

  • Oração diária: Começar e terminar os dias em oração ajuda-nos a recentrar as nossas prioridades e a manter viva a consciência de que Deus é a rocha sobre a qual edificamos a nossa vida.
  • Escuta e perdão: Ninguém é perfeito, e aceitar as limitações um do outro permite-nos crescer em compreensão e paciência. Procuramos resolver as nossas diferenças com diálogo, valorizando o que nos une acima do que nos separa.
  • Tempo de qualidade: Entre as exigências do trabalho e o ritmo acelerado da vida, dedicar momentos exclusivos à nossa família tem sido uma forma de renovar os laços e fortalecer os afetos.

Estes gestos simples, mas profundos, são o que transformam uma casa num verdadeiro lar. Lembro-me, por exemplo, de um dia particularmente difícil, em que as responsabilidades pareciam esmagadoras. Foi ao rezarmos juntos, no final da noite, que encontrámos a serenidade para enfrentar o dia seguinte. Pequenos momentos como este recordam-nos que não estamos sozinhos e que o apoio mútuo é essencial.

Com o nascimento da nossa filha, Belém Maria, redescobrimos o significado da entrega e do serviço. As suas gargalhadas iluminam os dias mais cansativos, e os desafios da parentalidade têm-nos ensinado lições inesperadas. Descobrimos, por exemplo, que sermos pais não é apenas educar, mas também deixarmo-nos abrir para uma compreensão mais profunda da nossa filha. É perceber, entre madrugadas em claro e fraldas por trocar, que a verdadeira liderança está no exemplo e na paciência. Sermos pais é um chamamento constante a ultrapassar os nossos limites e a confiar que Deus nos guiará nos momentos de incerteza.

Estas vivências pessoais aproximam-nos dos ensinamentos de Monsenhor Alves Brás, que via na família o pilar da sociedade. Ele acreditava que é no seio do lar, e não fora dele, que se formam os valores essenciais para o bem comum. Proteger a família, dizia ele, é proteger a humanidade. Num tempo em que as definições fundamentais de lar e compromisso são questionadas, as suas palavras assumem uma atualidade incontornável.

No entanto, sabemos que cada família é também fruto de uma história única. Na nossa, sentimos que a herança de gerações passadas nos inspira a olhar o futuro com responsabilidade. De alguma forma, tal como os ramos de uma árvore sustentados por raízes profundas, acreditamos que o amor e a fé transmitidos de pais para filhos são a verdadeira continuidade da vida. O casamento e a parentalidade, longe de serem destinos, são jornadas que exigem renovação constante.

Hoje, mais do que nunca, a defesa da família é um apelo à ação. Proteger o lar é mais do que resguardar as suas quatro paredes; é preservar os valores que o tornam um espaço de crescimento e partilha. Num mundo que tantas vezes promove a divisão, a nossa missão é ser testemunhas de que o amor sacrificial, o perdão sincero e a fé viva são capazes de transformar vidas.

Que cada um de nós possa encontrar no lar a coragem para moldar uma sociedade mais Cristã. Porque, no fundo, é ao voltarmos aos valores simples do amor, do serviço e da entrega que descobrimos a força para fazer a diferença. Que o nosso compromisso de proteger a família seja, acima de tudo, um gesto de esperança no futuro e nesta data tão importante, como é a celebração do nascimento de Cristo, seja o renovar dos nossos valores cristãos alicerçados n’Ele.

*Família Azuaje-Fidalgo

*É com grande alegria que enviamos, em anexo, o pequeno artigo que preparámos, juntamente com uma fotografia da nossa família. Foi escrito com o coração e com a profunda gratidão que sentimos pelo trabalho e missão do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Inspirados pelos ensinamentos do Monsenhor Alves Brás, tentámos reflectir no texto a importância da família como alicerce de fé, amor e serviço, valores que tanto prezamos e procuramos viver no nosso dia a dia.

Agradecemos, mais uma vez, a oportunidade de contribuir para o Jornal da Família. Que o Senhor continue a abençoar o vosso trabalho e a fortalecer a missão que levam a tantas famílias.

Artigo da edição de dezembro de 2024 do Jornal da Família

Foto: D.R.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>