A diplomacia da Santa Sé: onde ela tem início?

A formação dos seus diplomatas é uma preocupação do Estado do vaticano. Murillo Missaci dá-nos a conhecer a Pontifícia Academia Eclesiástica, em Roma, fundada em 1701, onde tudo começa.

Há mais de três séculos que a Igreja cuida da formação dos seus diplomatas com um rigor que poucos países conseguem igualar. No centro dessa tradição está a Pontifícia Academia Eclesiástica, em Roma, fundada em 1701 sob o Papa Clemente XI. Nasceu como “Academia dos Nobres Eclesiásticos”, dedicada à formação diplomática de jovens ligados a famílias nobres, e só em 1850 assumiu definitivamente a sua vocação atual: o lugar onde se preparam padres para o serviço diplomático da Santa Sé.

É uma instituição que depende diretamente da Secretaria de Estado: a sua supervisão cabe ao Cardeal Secretário de Estado, enquanto a gestão quotidiana é confiada a um Presidente, sempre um Núncio Apostólico com larga experiência diplomática. Os candidatos, pouco mais de uma dezena por ano, são padres diocesanos enviados pelos seus bispos de todo o mundo. Prosseguem estudos nas universidades pontifícias até à obtenção do doutoramento, frequentemente em Direito Canónico, e depois um curso interno de dois anos, só para alunos da Academia, centrado em história da diplomacia, estilo diplomático, direito internacional e línguas estrangeiras. Em 2025, o Papa Francisco reformou a instituição, alinhando-a com o “Processo de Bolonha” e dando-lhe a capacidade de conferir graus académicos de mestrado e doutoramento em Ciências Diplomáticas.

É justo considerá-la uma das escolas diplomáticas mais sólidas do mundo, mas a sua força não está só na erudição. Por ali passaram homens que depois se tornaram Papas — Leão XIII, Pio XII, que também foi professor de diplomacia eclesiástica, e Paulo VI — o que mostra a importância desta formação dentro da própria Igreja.

É aqui que está a diferença essencial em relação à diplomacia dos outros países: um diplomata negocia em nome de interesses nacionais, económicos ou estratégicos; um diplomata da Santa Sé representa uma realidade espiritual que não dispõe de exército nem persegue interesses nacionais, não é apenas um especialista em técnicas de negociação, mas alguém chamado a viver a sua fé enquanto procura superar barreiras culturais, políticas e ideológicas, construindo pontes de paz e de justiça entre os povos.

Essa ligação ao Evangelho não é somente simbólica, é o motor de toda a diplomacia vaticana. Os representantes pontifícios são chamados a testemunhar valores universais, promovendo o diálogo entre povos, religiões e culturas — uma missão ainda mais relevante num mundo fragmentado. Ao assinalar os 325 anos da Academia, o Papa Leão XIV foi claro: a diplomacia não é simplesmente uma profissão, mas uma vocação pastoral, e deve ser interpretada como um autêntico serviço, aberto ao diálogo entre todos.

Por isso, a diplomacia da Santa Sé é singular: dispõe de Nunciaturas Apostólicas — equiparadas às embaixadas, mas distintas delas por exercerem simultaneamente uma missão pastoral junto das Igrejas locais — e participa em organizações internacionais como qualquer sujeito de direito internacional. O seu critério último, porém, não é a busca de vantagens geopolíticas, mas o serviço ao Evangelho e à dignidade da pessoa humana.

Murillo Missaci
missacimb@gmail.com
Artigo da edição de julho de 2026 do Jornal da Família

Foto: JF

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Uma vida a “tecer” gestos de cuidado

A Cooperadora da Família Custódia Lopes tem 98 anos de vida, 52 dos quais ao serviço do CCF – O Botãozinho, em Carcavelos. Depois de décadas a “tecer” gestos de cuidado, Custódia iniciou uma nova etapa no CCF – Lar Betânia, em Fátima, para o merecido descanso. Antes da partida, recebeu uma sentida homenagem das colaboradoras d’O Botãozinho, num gesto de gratidão por uma vida marcada pela dedicação às famílias.

Ler Mais >>

Institutos Seculares: Celebrar 80 anos entre os desafios e a esperança

A preparação da celebração dos 80 anos da constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’ já está em marcha. Reunidos a 19 de setembro, em Coimbra, os Institutos Seculares portugueses lançaram o caminho rumo ao encontro nacional de 30 de janeiro de 2027, em Fátima, numa iniciativa que pretende reforçar a identidade e a visibilidade desta vocação na Igreja.

Ler Mais >>

Pastoral Familiar – “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o padre José Alves

Dez anos após a publicação da ‘Amoris Laetitia’, o padre José Augusto Gonçalves Alves teme que a pastoral familiar tenha perdido o impulso que já teve. “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o sacerdote vicentino e assistente espiritual do núcleo de Viseu do Movimento por um Lar Cristão. O padre José Alves defende uma pastoral “missionária “e “em saída”, em que a formação dos agentes da pastoral deve ir além da formação filosófica e teológica.

Ler Mais >>

“O amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas”

Ana Bem e Hélder da Silva celebram este ano 25 anos de casamento e 34 de namoro. São eles que nos ajudam a refletir sobre o Capítulo V da ´Amoris Laetitia’ – O Amor que se torna fecundo. Por entre a vida familiar, a vida profissional e o serviço à Igreja e à comunidade, afirmam que “o amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas” e “nunca fica mais pequeno quando é partilhado”.

Ler Mais >>

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>