Viva o Papa Leão XIV!

“A sucessão não é apenas uma questão de continuidade, mas também um convite à renovação da fé e do compromisso com o próximo”, recorda Murillo Missaci no primeiro artigo escrito a partir de Roma, após a eleição de Leão XIV.

Quando recebi a notícia da morte de Papa Francisco, senti um grande vazio no meu coração, assim como todos nós católicos. Devo admitir que no decorrer daqueles dias que antecederam as suas exéquias, e também durante o conclave, esse vazio deixou-me muito aflito e com grande ansiedade na espera do novo Sucessor de Pedro, que só se “dissolveram” ao ouvir o anúncio da eleição do então cardeal Prevost a Papa Leão XIV. Por conhecer pouco sobre a sua história até aquele dia, comecei imediatamente a ler, e a cada nova informação que eu descobria, sentia-me sempre mais confiante e contente com a escolha dos nossos cardeais. O Papa Leão XIV é um Papa jovem, que retomará um pouco de cada um dos seus antecessores e harmonizará essas características com o nosso tempo, como já pudemos observar nos seus primeiros discursos e homilias. A eleição de um novo Papa marca sempre um momento de continuidade e renovação no magistério pontifício. A sua juventude e o seu olhar atento às novas realidades do mundo trazem um sopro de esperança para a Igreja, sem romper com a sólida tradição dos seus predecessores.

Há alguns meses escrevi sobre a Doutrina Social da Igreja no Jornal da Família, um tema para mim tão caro e também para o nosso novo Papa! Ao retomá-la como um instrumento de paz e diálogo para construir pontes de fraternidade universal, ele se insere no caminho traçado por pontífices anteriores, ao mesmo tempo em que adapta essa mensagem aos desafios contemporâneos. Ela não deve ser vista como um conjunto rígido de ideias, mas como um caminho comum para a verdade, baseado na investigação e no diálogo, que nos impele a dar voz aos mais pobres, considerando-os como concretizadores dessa Doutrina. Para a juventude católica, essa nova fase representa uma oportunidade única de protagonismo. O Papa convida-nos, a nós jovens, a sermos agentes de transformação social, levando os valores do Evangelho para os diversos contextos em que vivemos para construir uma sociedade mais justa e fraterna. Assim, o magistério pontifício se renova não apenas nas palavras, mas também na ação concreta dos fiéis que acolhem essa missão.

O início do pontificado de Leão XIV lembra-nos que a Igreja está em constante movimento, sempre dialogando com o mundo e suas transformações. A sucessão não é apenas uma questão de continuidade, mas também um convite à renovação da fé e do compromisso com o próximo. Oremos pelo Santo Padre refletindo sobre a forma como, juntos, podemos responder ao chamado para sermos luz no mundo.

Murillo Missaci
missacimb@gmail.com
Artigo da edição de junho de 2025 do Jornal da Família

Foto: Vatican Media

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>