Conceição Vieira preside à nova Direção da CNISP

Conceição Vieira, coordenadora-geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), preside à nova direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP).

Conceição Vieira, coordenadora-geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), preside à nova direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP). Da nova direção, eleita para um mandato de quatro anos, fazem também parte Rosário Virgílio (secretária), membro do Instituto Secular Servas do Apostolado e José Carlos Coelho (tesoureiro), membro do Instituto Secular Masculino do Coração de Jesus.

Refletida a realidade dos Institutos Seculares em Portugal, a nova direção já colocou em cima da mesa uma proposta de trabalho para o quadriénio 2025-2029 que aposta na “necessidade de tornar mais conhecida esta vocação específica”, informa um comunicado da CNISP.

Entre os principais eixos da proposta de trabalho, o comunicado da CNISP destaca: o “reforço da comunhão fraterna entre os institutos, promovendo espaços de formação, de partilha espiritual e testemunhal”; a “construção de uma linguagem comum, que favoreça o diálogo interinstitucional e a integração de experiências”; o “reavivamento do sentido de missão secular, valorizando a presença dos consagrados nos contextos sociais e profissionais, de forma coerente com os conselhos evangélicos”; o “dar maior visibilidade à vida consagrada secular, tornando mais conhecido este modo de vida consagrada na sociedade e na Igreja portuguesa”.

Propostas que estarão em cima da mesa de trabalhos da próxima reunião da direção da CNISP, agendada para o próximo dia 18 de novembro.

“A direção sublinha que a vocação secular consagrada é chamada a ser fermento e não pó, uma presença discreta, mas transformadora, capaz de levar a graça de Deus aos ambientes quotidianos onde os consagrados vivem e operam”, lê-se no comunicado.

A CNISP fala em “período de renovação e consolidação” centrado na “colaboração, na coesão carismática, numa ação evangelizadora no coração da sociedade portuguesa e num propósito de estreitar de laços com a CIRP e a CEDIS (Conferencia Espanhola dos Institutos Seculares)”.

A nova direção da CNISP foi eleita no passado dia 20 de setembro, tendo a passagem de testemunho entre a direção cessante e a nova direção ocorrido no passado dia 18 de outubro.

IM

Foto: José Carlos Coelho, Conceição Vieira e Rosário Virgílio

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>