Conceição Vieira, coordenadora-geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), preside à nova direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP). Da nova direção, eleita para um mandato de quatro anos, fazem também parte Rosário Virgílio (secretária), membro do Instituto Secular Servas do Apostolado e José Carlos Coelho (tesoureiro), membro do Instituto Secular Masculino do Coração de Jesus.
Refletida a realidade dos Institutos Seculares em Portugal, a nova direção já colocou em cima da mesa uma proposta de trabalho para o quadriénio 2025-2029 que aposta na “necessidade de tornar mais conhecida esta vocação específica”, informa um comunicado da CNISP.
Entre os principais eixos da proposta de trabalho, o comunicado da CNISP destaca: o “reforço da comunhão fraterna entre os institutos, promovendo espaços de formação, de partilha espiritual e testemunhal”; a “construção de uma linguagem comum, que favoreça o diálogo interinstitucional e a integração de experiências”; o “reavivamento do sentido de missão secular, valorizando a presença dos consagrados nos contextos sociais e profissionais, de forma coerente com os conselhos evangélicos”; o “dar maior visibilidade à vida consagrada secular, tornando mais conhecido este modo de vida consagrada na sociedade e na Igreja portuguesa”.
Propostas que estarão em cima da mesa de trabalhos da próxima reunião da direção da CNISP, agendada para o próximo dia 18 de novembro.
“A direção sublinha que a vocação secular consagrada é chamada a ser fermento e não pó, uma presença discreta, mas transformadora, capaz de levar a graça de Deus aos ambientes quotidianos onde os consagrados vivem e operam”, lê-se no comunicado.
A CNISP fala em “período de renovação e consolidação” centrado na “colaboração, na coesão carismática, numa ação evangelizadora no coração da sociedade portuguesa e num propósito de estreitar de laços com a CIRP e a CEDIS (Conferencia Espanhola dos Institutos Seculares)”.
A nova direção da CNISP foi eleita no passado dia 20 de setembro, tendo a passagem de testemunho entre a direção cessante e a nova direção ocorrido no passado dia 18 de outubro.
IM
Foto: José Carlos Coelho, Conceição Vieira e Rosário Virgílio





