MLC aposta na identidade, consolidação e crescimento

O Movimento por um Lar Cristão (MLC) quer chegar a mais paróquias e a mais dioceses. Uma aposta da nova Equipa Executiva, presidida pelo casal Anabela e Aires Freitas, reeleita, no passado dia 18 de outubro, para novo mandato.

No passado dia 18 de outubro, reuniram-se os elementos da Equipa Nacional do Movimento por um Lar Cristão (MLC) e os delegados ao Congresso Eleitoral, na Casa de Retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Fátima.

Durante o Congresso, foram aprovadas as contas referentes a 2024-2025. Estiveram presentes coordenadores e delegados das localidades de Aveiro, Braga, Casegas, Castelo Branco, Coimbra, Funchal, Lisboa, Portalegre e Viseu, bem como a Covilhã, que participou pela primeira vez. Cada diocese apresentou um breve relatório das atividades desenvolvidas ao longo do ano 2024-2025, destacando o dinamismo e o empenho das equipas diocesanas e o plano de trabalho para o ano 2025-2026.

Seguiu-se uma Eucaristia presidida pelo Frei Filipe Rodrigues, após a qual teve lugar um almoço convívio. Na parte da tarde, procedeu-se à eleição do Casal Presidente e do Conselho Fiscal.

Neste Congresso foi reeleito para um novo mandato (2025-2028) o casal Aires e Anabela Freitas como Presidente do MLC. Foram também eleitos para o Conselho Fiscal os casais Antonino e Adália Santos Nabo, António e Lúcia Bento (Coimbra) e Patrícia e José Braz (Lisboa).

No seguimento da eleição, o Casal Presidente deu a conhecer a Equipa Executiva, composta pelos casais Cláudio Cruz e Fabiana David (Lisboa) – Casal Secretário; José Mário e Gracinda Silva (Lisboa) – Casal Tesoureiro; Luís e Teresa Santos (Lisboa) e Álvaro Neto e Ivancleide Barbosa (Covilhã) – Casais Vogais. Integram ainda a equipa a Cooperadora da Família Maria do Céu Simões e o Assistente Nacional Frei Filipe Rodrigues.

Após serem eleitos, o Casal Presidente aceitou o desafio, apresentando as seguintes linhas programáticas:

  • Atualizar a base de dados com informação de todos os casais do MLC;
  • Concluir o processo de revisão dos Estatutos do MLC;
  • Apresentar novos desdobráveis/flyers para todas as dioceses, para dar a conhecer o MLC em todos os encontros que o Movimento tenha nas diferentes dioceses;
  • Continuar a apostar na identidade, consolidação e crescimento (qualitativo e quantitativo) do MLC, bem como criar um grupo para viúvos, dando resposta aos nossos membros e a outros;
  • Continuar a fortalecer os laços de pertença à grande Família Blasiana;
  • Continuar a implementar e revitalizar o MLC, levando o Movimento a outras paróquias e dioceses.

O Movimento continua com o seu objetivo de criar um ambiente familiar que reflita os valores cristãos de amor, respeito e compaixão, guiados pela Sagrada Família de Nazaré, inspirado no desejo do Venerável Monsenhor Joaquim Alves Brás.

Fabiana David e Cláudio Cruz
Artigo da edição de novembro de 2025 do Jornal da Família

Foto: D.R.
Nova Equipa Executiva MLC: Céu Simões, Cooperadora da Família, casal Álvaro Neto e Ivancleide Barbosa, casal Mário e Gracinda Silva, casal Teresa e Luís Santos, casal Anabela e Aires Freitas, casal Fabiana e Claúdio Cruz e Frei Filipe Rodrigues, Assistente Nacional do MLC (da esquerda para a direita na foto)

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

MLC reforça presença na Diocese do Funchal

Equipa Nacional do MLC esteve na Madeira para conhecer de perto a realidade das famílias locais e articular trabalho com os núcleos MLC ali presentes. O objetivo foi reforçar a presença do Movimento na Diocese do Funchal.

Ler Mais >>

A vida nascente (e mais uma mãe para a cadeia…)

Educação para o respeito integral pela vida humana, desde a conceção à morte, e educar para a sexualidade e para o amor/afetos. As premissas de Jorge Cotovio que devem estar no coração de todas as famílias para um novo ano de renovada esperança.

Ler Mais >>

Resiliência

Num mundo acelerado, onde a pressa mina a capacidade de esperar e enfrentar contrariedades, a resiliência torna-se vital. Furtado Fernandes aponta caminhos práticos para fortalecer essa força interior tão necessária ao quotidiano.

Ler Mais >>

Uma paz desarmada e desarmante

As primeiras palavras de um Papa nunca são apenas protocolares: são sinais, intenções e caminhos. Ao proclamar “A paz esteja convosco”, na sua primeira bênção Urbi et Orbi, o Papa Leão XIV apontou desde logo um caminho. Um caminho de uma paz desarmada e desarmante. É a partir dessa paz, retomada na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 e iluminada pelo mistério do Natal, que somos convidados, por Juan Ambrosio, a repensar a forma como a acolhemos, a vivemos e a testemunhamos no mundo de hoje.

Ler Mais >>