Parar para O escutar

Parar, para O escutar, foi a opção de 10 raparigas, de idade igual ou superior a 16 anos, que participaram num retiro promovido pela equipa da Pastoral Juvenil/Vocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Coimbra. Orientado pelo Padre Fernando Carvalho o que muito contribuiu. Este retiro partiu da pergunta que, há 100 anos, Lúcia fez a Nossa Senhora, em Fátima: “O que é que vossemecê me quer?“. Desta forma, Maria foi a mediação na vida dos três Pastorinhos para que eles descobrissem o sonho de Deus para eles.

“E tu? Já alguma vez perguntaste a Deus o que é que Ele quer para ti?“. Este foi o desafio lançado num fim de semana em que as Cooperadoras convidaram as Jovens a parar um momento, a “refletir”, “a sair do barulho do mundo” e a “ficarem a sós com Ele”.

O retiro é um tempo dedicado à introspeção pessoal. É um tempo em que, em comunhão com Deus, percebemos o sentido da nossa vida e o que Ele quer para nós. Percebemos que nunca estamos sozinhos, que a nossa vida só faz sentido se O tivermos ao nosso lado em todas as dificuldades e sucessos. É sempre bom abstrairmo-nos do mundo exterior para nos focarmos em nós próprios pois, é assim que conseguimos escutar a mensagem de Deus. O silêncio é um bem precioso do qual devemos usufruir ao máximo.

Só posso agradecer a todas as Cooperadoras da Família e ao Padre Fernando Carvalho, por me terem proporcionado um fim de semana tão agradável, acolhedor e rico.

Espero ter a oportunidade de voltar a participar noutra atividade deste género.

Inês Deus  – Participante

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>