Parar para O escutar

Parar, para O escutar, foi a opção de 10 raparigas, de idade igual ou superior a 16 anos, que participaram num retiro promovido pela equipa da Pastoral Juvenil/Vocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Coimbra. Orientado pelo Padre Fernando Carvalho o que muito contribuiu. Este retiro partiu da pergunta que, há 100 anos, Lúcia fez a Nossa Senhora, em Fátima: “O que é que vossemecê me quer?“. Desta forma, Maria foi a mediação na vida dos três Pastorinhos para que eles descobrissem o sonho de Deus para eles.

“E tu? Já alguma vez perguntaste a Deus o que é que Ele quer para ti?“. Este foi o desafio lançado num fim de semana em que as Cooperadoras convidaram as Jovens a parar um momento, a “refletir”, “a sair do barulho do mundo” e a “ficarem a sós com Ele”.

O retiro é um tempo dedicado à introspeção pessoal. É um tempo em que, em comunhão com Deus, percebemos o sentido da nossa vida e o que Ele quer para nós. Percebemos que nunca estamos sozinhos, que a nossa vida só faz sentido se O tivermos ao nosso lado em todas as dificuldades e sucessos. É sempre bom abstrairmo-nos do mundo exterior para nos focarmos em nós próprios pois, é assim que conseguimos escutar a mensagem de Deus. O silêncio é um bem precioso do qual devemos usufruir ao máximo.

Só posso agradecer a todas as Cooperadoras da Família e ao Padre Fernando Carvalho, por me terem proporcionado um fim de semana tão agradável, acolhedor e rico.

Espero ter a oportunidade de voltar a participar noutra atividade deste género.

Inês Deus  – Participante

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

“Porque não eu?”

Sonhava casar com um bom homem e ter muitos filhos. Um dia descobre que Deus tinha outro projeto para ela. A história de uma vocação em discurso direto

Ler Mais >>