Parar para O escutar

Parar, para O escutar, foi a opção de 10 raparigas, de idade igual ou superior a 16 anos, que participaram num retiro promovido pela equipa da Pastoral Juvenil/Vocacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Coimbra. Orientado pelo Padre Fernando Carvalho o que muito contribuiu. Este retiro partiu da pergunta que, há 100 anos, Lúcia fez a Nossa Senhora, em Fátima: “O que é que vossemecê me quer?“. Desta forma, Maria foi a mediação na vida dos três Pastorinhos para que eles descobrissem o sonho de Deus para eles.

“E tu? Já alguma vez perguntaste a Deus o que é que Ele quer para ti?“. Este foi o desafio lançado num fim de semana em que as Cooperadoras convidaram as Jovens a parar um momento, a “refletir”, “a sair do barulho do mundo” e a “ficarem a sós com Ele”.

O retiro é um tempo dedicado à introspeção pessoal. É um tempo em que, em comunhão com Deus, percebemos o sentido da nossa vida e o que Ele quer para nós. Percebemos que nunca estamos sozinhos, que a nossa vida só faz sentido se O tivermos ao nosso lado em todas as dificuldades e sucessos. É sempre bom abstrairmo-nos do mundo exterior para nos focarmos em nós próprios pois, é assim que conseguimos escutar a mensagem de Deus. O silêncio é um bem precioso do qual devemos usufruir ao máximo.

Só posso agradecer a todas as Cooperadoras da Família e ao Padre Fernando Carvalho, por me terem proporcionado um fim de semana tão agradável, acolhedor e rico.

Espero ter a oportunidade de voltar a participar noutra atividade deste género.

Inês Deus  – Participante

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>

«Alegres na esperança» (Rm 12, 12)

A caminho do Jubileu de 2025, a esperança torna-se o fio condutor da mensagem do Papa Francisco para a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebra a 26 de novembro, Solenidade de Cristo-Rei.

Ler Mais >>

Haverá anos letivos tranquilos?

Um olhar pelo passado para constatar que a instabilidade do presente não é algo novo. E em matéria de educação, mais do que lamentar a “instabilidade ” do arranque de mais um ano letivo, há que transmitir “serenidade e confiança às crianças e aos jovens”. O artigo de Jorge Cotovio na edição de novembro do Jornal da Família.

Ler Mais >>

Alarme para defender a vida na Terra

Estamos a chegar ao “ponto de rutura” escreve o Papa Francisco na Exortação ‘Laudate Deum’. Octávio Morgadinho traça no artigo deste mês as linhas gerais do novo documento papal que deixa o alerta: “um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior inimigo de si mesmo”.

Ler Mais >>

Se queres a paz, prepara-te para a paz

Perante um mundo que nos é apresentado com “horrorosas imagens da guerra”, Juan Ambrosio acredita que “o mundo e a existência” continuam a ser “sustentados pelo amor e pela bondade”. E a chave para a paz reside na educação.

Ler Mais >>

Eslovénia, o dom da natureza

O Lago de Bled é um lugar rodeado de silêncio e de natureza onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, ponto de encontro das famílias que ali peregrinam ao fim de semana. Fica na Eslovénia e encantou Cristiano Cirillo que fez dele o mote para a crónica da rubrica “A beleza da espiritualidade em viagem”.

Ler Mais >>