Foi anunciado o tema do 10º Encontro Mundial das Famílias. ´O amor familiar: vocação e caminho de santidade´ será o tema que congregará famílias de todo o mundo de 23 a 27 de junho de 2021 na cidade de Roma.
No comunicado divulgado pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida pode ler-se que este encontro “quer destacar a importância do amor familiar como vocação e caminho de santidade, para compreender e partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida quotidiana”.
Este organismo da santa sé sublinha ainda que “o amor conjugal e familiar manifesta, de facto, o dom precioso da vida em comum, alimentando a comunhão e prevenindo a cultura do individualismo, do consumo e do descarte”.
Retomando as reflexões do Papa Francisco em duas exortações: ‘A alegria do amor’ e ‘Alegrai-vos e exultai’, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida afirma que “a experiência estética do amor expressa-se num olhar que contempla o outro como um fim em si mesmo, e ao mesmo tempo, reconhece a outra pessoa na sua sagrada identidade familiar, como marido, mulher, pai, mãe, filho, filha ou avô e avó”.
O setor do Vaticano dedicado aos Leigos, Família e Vida aponta ainda que “ao dar forma à experiência concreta do amor, o matrimónio e a família manifestam o tesouro que são todas as relações humanas, na partilha das alegrias e das tristezas, na vivência do dia-a-dia, orientando as pessoas para o encontro com Deus”. Um “caminho” que, “quando é vivido com fidelidade e perseverança, reforça o amor e promove a vocação à santidade, que está presente em cada pessoa e se concretiza nas relações conjugais e familiares”.
“Neste sentido, a vida familiar cristã é vocação e caminho de santidade”, e expressão do “rosto mais belo da Igreja”, destaca o Dicastério para os Leigos, Família e Vida, na nota dedicada ao próximo Encontro Mundial das Famílias, em 2021.
O último Encontro Mundial das Famílias teve lugar em 2018 em Dublin, capital da Irlanda.