Fórum Internacional de Jovens em Roma

Encontro dá continuidade a dinâmica do Sínodo dedicado às novas gerações. Decorre de 19 a 22 de junho e conta com a presença de dois representantes portugueses. (Foto: Ricardo Perna)

O Vaticano vai promover entre quarta-feira e sábado  um Fórum Internacional de Jovens, com a presença de dois representantes portugueses, que procura dar continuidade a dinâmica do Sínodo dedicado às novas gerações, de outubro de 2018.
 

A iniciativa, apresentada hoje em conferência de imprensa, tem como tema ‘Os jovens em ação numa Igreja sinodal’.
 

A Conferência Episcopal Portuguesa vai estar representada por João Nuno, do Departamento Diocesano da Pastoril Juvenil do Porto, e Catarina Duarte, do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil de Lamego.
 

D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, encontrou-se com os jovens antes da partida destes para Roma.
 

“Acompanhamos este encontro com muito interesse e estamos em ligação com o desenvolvimento dos trabalhos”, assinala o responsável à Agência ECCLESIA.
 

O encontro no Vaticano vai contar com a participação de cerca de 250 jovens de 110 países e de 40 movimentos e comunidades, para partilharem experiências pastorais nas comunidades católicas.
 

Em declarações aos jornalistas, o padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), precisou que os trabalhos vão centrar-se sobre as “consequências do Sínodo” de 2018 nas dioceses e movimentos eclesiais, relativamente ao campo da pastoral juvenil e vocacional.
 

Os participantes vão ainda debater a exortação apostólica pós-sinodal ‘Cristo Vive’, que o Papa publicou este ano.

Francisco vai encontrar-se em audiência, com os jovens, este sábado.
 

O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, sublinha que “um dos maiores desafios de que os jovens falam é que não participam ativamente da Igreja”.
 

“Este encontro pós-sinodal é o início de um processo que espero que continue todos os anos aqui em Roma, onde reunimos jovens para falar sobre a Igreja nos diferentes contextos em que está localizada e do que somos chamados a fazer pelos jovens”, assinalou, na véspera do encontro.
 

Os jovens de todo o mundo são convidados a seguir o fórum através das redes sociais, usando a hashtag #youthforum19, e a partilhar as suas experiências.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>