Educar para as virtudes em ciclo de formação do programa “Protege o Teu Coração”

“Educar o caráter, educar para amar” e “Pai, mãe, isto é o que preciso de ti!", duas ações de formação dirigidas a todos os que lidam com crianças e adolescentes.

O programa “Protege o Teu Coração” (PTC) vai dedicar dois webinars no mês de  novembro à educação para as virtudes. 

Segundo a nota enviada aos interessado trata-se de “um tema complexo e que exige dos pais contemporâneos uma atenção acrescida e um esforço (quase) sobrehumano”. 

“Mas educar é possível e educar bem é uma meta realista”, afirmam os promotores da iniciativa.

O primeiro webinar decorrerá no dia 7 de novembro, pelas 21h00, sobre o tema “Educar o caráter, educar para amar”  e será orientado por Maria João Obrist, monitora do PTC de Viseu. 


Esta sessão visa desenvolver  “o conceito de caráter forte, pilar de uma sexualidade inteligente, que em última instância conduz ao amor verdadeiro e à felicidade”, lê-se na nota explicativa do tema. 

“Educar um carácter forte, é educar para as virtudes, tarefa que nem sempre se apresenta fácil, especialmente na adolescência”, acrescenta a nota. 

Esta formação abordará “as carências típicas” da adolescência e visa propor “estratégias para ajudar os filhos a crescer nas competências e virtudes correspondentes” de modo a “desenvolveram harmoniosamente” cinco dimensões: a dimensão física, social, emocional, racional e transcendente.
 

No Sábado seguinte, dia 14 de novembro, também às 21h00,  o webinar terá como tema“Pai, mãe, isto é o que preciso de ti!” e será orientado por Ana Dias, monitora PTC de Lisboa. 

Segundo a nota explicativaesta sessão vai identificaras principais ameaças na educação dos adolescentes de que os pais contemporâneos devem estar conscientes: ameaças à identidade, à intimidade e à sexualidade”. 

Serão ainda apresentadas “oito inquietações comunsdos adolescentes e as correspondentes dicas práticas para que os pais possam ir ao encontro das suas necessidades, nem sempre (ou quase nunca) verbalizadas”, acrescenta a nota descritiva do tema.

A inscrição para cada sessão poderá ser feita aqui

O programa “Protege o Teu Coração” é um programa Internacional representado em Portugal pela Associação Família e Sociedade e é umprograma de educação para a sexualidade baseado na formação do caráter, dirigido a crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores.

IM

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

A sabedoria que parte do coração humano

“Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano”. É com este pressuposto que Francisco alerta para as potencialidades e perigos da comunicação num mundo cada vez mais complexo da inteligência artificial.

Ler Mais >>

Construímo-nos na relação

Contruímo-nos na relação e a construção da identidade tem uma dimensão relacional e uma dimensão singular. Como cristãos somos chamados a viver a dimensão de Igreja mas também de cidadania e a esperança cristã deve ser testemunhada na vida de cada um mas também na relação com os outros. Ideias saídas do II Fórum Família.

Ler Mais >>

Vinde Espírito Santo!

No contexto do Mistério Pascal, Furtado Fernandes evoca a vinda do Espírito Santo para renovar mentalidades e comportamentos, num mundo dilacerado pelos horrores da guerra.

Ler Mais >>