O Instituo Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) vai reunir-se em Assembleia Geral, eletiva,nos dias 22 a 31 de julho de 2021, em Fátima.
Convocada sob o mote: “Cultura, Identidade, Renovação e Missão”,a Assembleia Geral, que reúne de seis em seis anos, entre outros assuntos, relativos à vida e atividades do Instituto, compete-lhe: “eleger a Coordenadora Geral e seu Conselho; analisar e atualizar as formas de vivência do carisma, espiritualidade, missão e comunhão fraterna no Instituto”. Será um tempo intenso de estudo, reflexão, diálogo, oração e tomada de decisões; mas também um tempo de avaliação, revisão e projeção.
Para ajudar na leitura dos sinais de Deus, presentes na história, contam com a intervenção de alguns peritos na área da espiritualidade, da teologia, do direito canónico e da missão: D. António Couto (Bispo de Lamego), D. Augusto César (Bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco), Juan Ambrosio (Teólogo e Professor da UCP), Cónego Álvaro Bizarro (Canonista), Luciano Marcos ( Jurista), uma família do Movimento por um Lar Cristão (MLC), Jovens Focos de Esperança e outros Colaboradores.
Na fidelidade ao Carisma e missão do Instituto, as Cooperadoras propõem-se identificar desafios e interpelações que permitam dar continuidade à missão, no contexto da realidade familiar atual e à luz da Doutrina do Magistério da Igreja, nomeadamente, da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e das Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti.