ISCF reúne em Assembleia Geral

O Instituo Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) vai reunir-se em Assembleia Geral, eletiva, nos dias 22 a 31 de julho de 2021, em Fátima.

O Instituo Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) vai reunir-se em Assembleia Geral, eletiva,nos dias 22 a 31 de julho de 2021, em Fátima.


Convocada sob o mote: “Cultura, Identidade, Renovação e Missão”,a Assembleia Geral, que reúne de seis em seis anos, entre outros assuntos, relativos à vida e atividades do Instituto, compete-lhe: “eleger a Coordenadora Geral e seu Conselho; analisar e atualizar as formas de vivência do carisma, espiritualidade, missão e comunhão fraterna no Instituto”. Será um tempo intenso de estudo, reflexão, diálogo, oração e tomada de decisões; mas também um tempo de avaliação, revisão e projeção.


Para ajudar na leitura dos sinais de Deus, presentes na história, contam com a intervenção de alguns peritos na área da espiritualidade, da teologia, do direito canónico e da missão: D. António Couto (Bispo de Lamego), D. Augusto César (Bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco), Juan Ambrosio (Teólogo e  Professor da UCP), Cónego Álvaro Bizarro (Canonista), Luciano Marcos ( Jurista), uma família do Movimento por um Lar Cristão (MLC), Jovens Focos de Esperança e outros Colaboradores.


Na fidelidade ao Carisma e missão do Instituto, as Cooperadoras propõem-se identificar desafios e interpelações que permitam dar continuidade à missão, no contexto da realidade familiar atual e à luz da Doutrina do Magistério da Igreja, nomeadamente, da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e das Encíclicas Laudato Si Fratelli Tutti.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

O amor no matrimónio: entre a beleza e os desafios

O Capítulo IV da ‘Amoris Laetitia’ ganha vida na voz de João dos Santos Silva e de Maria Margarida Bogalheiro, que revelam um matrimónio construído na entreajuda diária, na amizade e na fé que lança “uma corda” quando “o barco está a afundar”. Há dias que “não são fáceis” e reconhecem que já se deitaram “sem fazer as pazes”. Mas o amor salva o matrimónio.

Ler Mais >>

A Grandeza da Pessoa Humana

A ‘Magnifca Humanitas’ convoca-nos para a “apaixonante missão de dar forma ao nosso tempo”, afirma Juan Ambrosio na análise que faz da primeira Encíclica do Papa Leão XIV. Para o professor de teologia da Universidade Católica Portuguesa o documento papal convida-nos a construir uma história onde “a dignidade de cada pessoa seja salvaguardada, a justiça seja promovida e a fraternidade seja possibilitada”, onde “o progresso deve estar ao serviço da pessoa e nunca contra ela”.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada vivida no coração do mundo secularizado como presença da Igreja sinodal

Num tempo em que a fé parece afastar-se do espaço público, a secularidade consagrada emerge como um sinal discreto da presença da Igreja no coração da sociedade. Vivendo plenamente inseridos nos ambientes profissionais, culturais e familiares, os consagrados seculares tornam visível uma Igreja sinodal que escuta, dialoga e participa ativamente na construção de um mundo mais humano.

Ler Mais >>