Vaticano divulga imagem oficial do EMF

«É grande este mistério», no contexto das bodas de Caná, inspira imagem do Encontro Mundial das Famílias, da autoria do padre Marko Rupnik.

O padre esloveno Marko Ivan Rupnik é o autor da imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias (EMF), que se vai realizar de 22 a 26 de junho de 2022, com iniciativas diocesanas e um evento central em Roma.

Num comunicado enviado hoje à Agência Ecclesia, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) e a Diocese de Roma informam que, como contexto da imagem, foi escolhido o episódio das “bodas em Caná da Galileia”.

“Em Caná, na transformação da água em vinho, abrem-se os horizontes do sacramento, ou seja, da passagem do vinho ao sangue de Cristo. O sangue que Paulo verte, pois, é o mesmo que a esposa recolhe no cálice”, explica o padre  Marko Ivan Rupnik.

A imagem revela o amor sacramental entre o homem e a mulher como reflexo do” amor e da unidade indissolúvel entre Cristo e a Igreja: Jesus derrama o Seu sangue por ela”.

“É grande este mistério’ é o tema da imagem oficial do 10.º Encontro Mundial das Famílias, que se vai realizar em 2022, e o sacerdote Jesuíta desenhou os esposos, cobertos por um véu, à esquerda da imagem, o servo que verte o vinho, “tem o rosto com os traços de São Paulo”, segundo a antiga iconografia cristã, e “afasta com a mão o véu”.

“Espero que através deste texto e desta pequena imagem possamos compreender que, para nós, cristãos, a família é a expressão do Sacramento (do Matrimónio), e isso muda totalmente o seu sentido, porque um sacramento acarreta sempre uma transformação”, refere o padre  Marko Ivan Rupnik.

O sacerdote esloveno, autor do mosaico colocado na parede de fundo do presbitério da Basílica da Santíssima Trindade em Fátima, entre outras obras, assinala que no casamento cristão, “com efeito, o amor dos esposos transforma-se, porque se torna participação do amor de Cristo pela Igreja”, e, nesse sentido, o casamento tem uma dimensão eclesial e “é inseparável da Igreja”.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) e a Diocese de Roma informa que a pintura onde predominam cores quentes foi realizada em tinta vinílica sobre gesso aplicado em madeira, e tem um formato 80 cm x 80 cm.

A imagem do padre Marko Ivan Rupnik é o terceiro símbolo a ser publicado como instrumento pastoral de preparação e caminho das famílias para o Encontro Mundial de 2022, depois da oração e do logotipo.

No início de julho, o Papa anunciou que o próximo EMF vai decorrer num formato inédito, com eventos em cada diocese católica, em ligação com Roma.

“Na medida do possível, convido, pois, as comunidades diocesanas a organizar iniciativas a partir do tema do encontro, utilizando os símbolos que a Diocese de Roma está a preparar. Peço que sejam dinâmicos, ativos e criativos, para se organizarem com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma”, referiu Francisco, numa mensagem em vídeo divulgada pelo Vaticano.

‘O Amor em família: vocação e caminho de santidade’ é o tema do 10.º EMF, que decorre após o adiamento de um ano, por causa da pandemia.

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Papa denúncia solidão e abandono dos idosos

“Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares”. Papa denúncia a solidão e o abandono dos mais velhos na mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

Ler Mais >>

Não te abandonarei!

No próximo dia 28 de julho assinala-se o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Na mensagem para este dia, o Papa Francisco denuncia a solidão e o abandono dos mais velhos. Juan Ambrosio pega na mensagem do Papa para nos lembrar que avós e idosos “não são só o passado, são também o presente que nos pode dar a garantia de um futuro mais humano”.

Ler Mais >>

Casamento como ato de amor e coragem

Num tempo marcado pelo efémero e pelo descarte “é preciso tomar a cultura do cuidado em relação ao matrimónio”, afirma o Pe. Quirino Sapalo, autor do livro “Casamento-to Hoje – Um desperdício de tempo ou ato de coragem”.

Ler Mais >>

Dia Mundial da População

Neste mês, a convite da ONU, assinala-se o Dia Mundial da População. Somos mais, mas não estamos equitativamente distribuídos pelas várias regiões do globo. E qual o papel da Igreja no planeamento e desenvolvimento populacional mundial. Murillo Missaci reflete sobre o tema.

Ler Mais >>

Férias “pedagógicas”

Os meses de verão são, para muitas pessoas, sinónimo de férias em família. Para as crianças são um tempo mais descontraído depois das regras e disciplina do ano letivo. Mas cuidado… não se pode ceder a todas as “exigências” das crianças. Jorge Cotovio, avô de cinco netos, deixa algumas dicas para que as crianças não esqueçam as regras básicas de convivência em período de férias.

Ler Mais >>