“Foca-te no 19” – Oração pelas famílias e com as famílias

É uma das muitas iniciativas que vão marcar a Caminhada Trienal da Família Blasiana rumo à celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal do Pe. Alves Brás.

É uma das muitas iniciativas que vão marcar a Caminhada Trienal da Família Blasiana rumo à celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal do Pe. Alves Brás. “Foca-te no 19” é um  momento de oração pelas famílias e com as famílias.  Quer reunir a Família Blasiana e as famílias em geral para um momento de oração em conjunto nos dias 19 de cada mês. Uma iniciativa que se prolongará até 2025, altura em que se assinalam os 100 Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Alves Brás, mas também um ano em que se completam 25 anos sobre o Decreto de Direito Pontifício do ISCF – Instituto Secular das Cooperadoras da Família (Instituto fundado pelo Pe. Brás) e em que a Igreja celebra o Jubileu.

O primeiro momento desta iniciativa, que decorrerá sempre online, na plataforma Zoom, aconteceu no passado dia 19 de novembro e foi orientado pela Cooperadora Elisabete Puga, a partir da Covilhã. Com a colaboração do casal Joana e Flávio Carapito Correia, o momento de oração, com uma duração de 20 minutos, decorreu sob o tema “A força do amor na Família” e recordou frases do Papa Francisco e do Pe. Alves Brás sobre a  beleza do amor no seio do casal e na família. “Talvez a maior missão de um homem e de uma mulher no Amor, seja esta: a de se tornarem, um ao outro, mais homem e mais mulher “, escreveu o Papa Francisco. Na mesma linha de pensamento, mas várias décadas antes, o Pe. Brás escrevia:”O homem e a mulher que se unam por laços indissolúveis do Matrimónio,  consagram o seu amor diante de Deus e dos homens, para fundar um lar, para dar vida”.

As Cooperadoras da Família esperam que  ao longo dos próximos meses outras famílias se juntem a esta iniciativa, com a vantagem de não terem de sair do conforto do lar. Basta entrarem na plataforma Zoom, às 21h00.

O próximo encontro está de regresso dia 19 de dezembro.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Cultura do descarte

“A cultura do descarte é uma das mais significativas sequelas do vírus do narcisismo”, escreve Furtado Fernandes num artigo que reflete sobre o provisório e o efémero que caracterizam a atualidade.

Ler Mais >>

Em Roma, uma Igreja que fala português

Uma eucaristia em Roma para fazer memória das virtudes heroicas do Pe. Alves Brás deu o mote à rubrica mensal de Cristiano Cirillo pela beleza da espiritualidade em viagem. Por entre a vida e Obra do Fundador da Família Blasiana, ficamos a conhecer a Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Ler Mais >>

Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

Ler Mais >>

Celebrar e fazer acontecer o novo e a novidade

Num tempo de interpelações e desafios constantes “não nos podemos esquecer deste recomeço, desta novidade e deste novo que cada Páscoa nos lembra e volta a fazer acontecer”, diz-nos Juan Ambrosio na sua crónica mensal para o Jornal da Família.

Ler Mais >>