Avaliar e projetar: Encontro de Coordenadoras do ISCF

Começou hoje, em Fátima, o Encontro das Coordenadoras do ISCF. Até dia 13 de junho o objetivo é avaliar e projetar a missão do Instituto.

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) realiza, por estes dias, em Fátima, o Encontro das Coordenadoras.

Numa primeira fase o encontro pretende avaliar o ano pastoral ainda em curso, que decorre sob o tema  ‘Escutar um ato de Amor’. As Coordenadoras são convidadas a fazer um balanço do acolhimento e do impacto do tema no grupo de Cooperadoras que coordenam,  mas também a fazer o balanço das iniciativas integradas na caminhada trienal com vista à celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal de Monsenhor Alves Brás, do Jubileu da Igreja e dos 25 anos sobre o Decreto de Direito Pontifício do ISCF. Datas a assinalar em 2025. A peregrinação da Família Blasiana a Fátima,  em outubro de 2022, a viagem à Guarda, em março de 2023,  para beber na “Intuição Primeira” e a iniciativa mensal de oração  “Foca-te no 19” são algumas das atividades integradas na caminhada trienal e que merecem agora um balanço das Coordenadoras.

                        

Durante este encontro, que decorre de 9 a 13 de junho, as Coordenadoras vão também projetar o próximo ano pastoral.

E porque este ano se celebram 90 anos do Instituto não faltaram desejos para o futuro. No início dos trabalhos, à volta do cartaz que assinala a data, foram colocados 90 desejos para o futuro do Instituto.  Uma coletânea  que resulta das intenções das 24 Cooperadoras da Família presentes no encontro (18 Coordenadoras e 6 membros do Conselho Geral).

IM

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Meu ‘querido’ telemóvel

O arranque do ano letivo voltou a lançar a preocupação sobre o uso do telemóvel nas escolas. O Governo recomendou a sua proibição no 1.º e 2.º ciclos. Para Jorge Cotovio o telemóvel veio para ficar e o “essencial será os pais educarem os filhos para a utilização racional e equilibrada do telemóvel”.

Ler Mais >>

Aspetos Gerais da Saúde em Portugal

João M. Videira Amaral é médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa. É o mais recente colaborador do Jornal da Família e ao longo das próximas edições vai escrever sobre alguns dos aspetos da Saúde em Portugal na rubrica intitulada “Crónicas da Saúde”.

Ler Mais >>

Loreto – A vida quotidiana da Sagrada Família

O Santuário da Santa Casa de Loreto, na região de Marche, em Itália, é o local onde, segundo a tradição, o Anjo anunciou a Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré. A história é contada por Cristiano Cirillo em mais uma rubrica sobre a beleza da espiritualidade em viagem.

Ler Mais >>

Fé católica e saúde mental

Como pode a Igreja dar o seu contributo para a saúde mental. O tema é trazido a reflexão por Murillo Missaci no contexto da sinodalidade que aposta numa Igreja que caminha com todos.

Ler Mais >>

O elogia da leitura

Há vida para além dos ecrãs. Devem ser usados com “conta, peso e medida”, sobretudo pelas crianças onde o brincar e a leitura devem ter o seu espaço. A reflexão de Furtado Fernandes.

Ler Mais >>