Avaliar e projetar: Encontro de Coordenadoras do ISCF

Começou hoje, em Fátima, o Encontro das Coordenadoras do ISCF. Até dia 13 de junho o objetivo é avaliar e projetar a missão do Instituto.

O Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF) realiza, por estes dias, em Fátima, o Encontro das Coordenadoras.

Numa primeira fase o encontro pretende avaliar o ano pastoral ainda em curso, que decorre sob o tema  ‘Escutar um ato de Amor’. As Coordenadoras são convidadas a fazer um balanço do acolhimento e do impacto do tema no grupo de Cooperadoras que coordenam,  mas também a fazer o balanço das iniciativas integradas na caminhada trienal com vista à celebração do Centenário da Ordenação Sacerdotal de Monsenhor Alves Brás, do Jubileu da Igreja e dos 25 anos sobre o Decreto de Direito Pontifício do ISCF. Datas a assinalar em 2025. A peregrinação da Família Blasiana a Fátima,  em outubro de 2022, a viagem à Guarda, em março de 2023,  para beber na “Intuição Primeira” e a iniciativa mensal de oração  “Foca-te no 19” são algumas das atividades integradas na caminhada trienal e que merecem agora um balanço das Coordenadoras.

                        

Durante este encontro, que decorre de 9 a 13 de junho, as Coordenadoras vão também projetar o próximo ano pastoral.

E porque este ano se celebram 90 anos do Instituto não faltaram desejos para o futuro. No início dos trabalhos, à volta do cartaz que assinala a data, foram colocados 90 desejos para o futuro do Instituto.  Uma coletânea  que resulta das intenções das 24 Cooperadoras da Família presentes no encontro (18 Coordenadoras e 6 membros do Conselho Geral).

IM

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>

A Santa Sé perante a crise do multilateralismo

Num tempo em que o multilateralismo parece perder fôlego perante a fragmentação global, Murillo Missaci propõe uma leitura do papel da Santa Sé na diplomacia contemporânea. Sem depender de poder económico ou militar, o Vaticano mantém-se como voz de diálogo e de equilíbrio, recordando que a credibilidade das instituições internacionais nasce da fidelidade à pessoa humana e da perseverança na cooperação.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada refrescada pela ‘Magnifica Humanitas’ de Leão XIV

A secularidade consagrada ganha hoje um novo fôlego, iluminada pela visão humanista e missionária da ‘Magnifica Humanitas’. Num tempo marcado pela busca de sentido, pela necessidade de diálogo e pela urgência de reconstruir vínculos humanos, os consagrados seculares surgem como testemunhas de uma Igreja que se faz próxima e que assume a missão de humanizar cada espaço onde a vida acontece.

Ler Mais >>

Livros e leituras

A leitura acompanha Juan Ambrosio no trabalho e na vida, mas ganha novo sentido nos momentos partilhados com o neto. Entre livros que alargam o pensamento e histórias que despertam a imaginação, Juan Ambrosio sublinha a importância de criar nas crianças o gosto pelos livros.

Ler Mais >>