Jornal da Família promove Fórum “Família, fonte de humanidade”

Os colaboradores do Jornal da Família vão levar para o Fórum “Família, fonte de humanidade” as temáticas sobre as quais escrevem mensalmente. No dia 28 de outubro juntam-se em Fátima para refletir sobre a família à luz dos últimos documentos e iniciativas do Papa Francisco.

O Jornal da Família lançou o desafio aos seus colaboradores e assim nasceu o Fórum “Família, fonte de humanidade”. Trata-se de um encontro que tem como objetivo olhar a família e os seus desafios à luz dos últimos documentos e iniciativas do Papa Francisco. Cada colaborador do Jornal foi convidado a organizar uma conferência relacionada com as temáticas sobre as quais escreve mensalmente.

Dividido em dois grandes blocos, a parte da manhã do Fórum decorrerá sobre o “chapéu” de “Um compromisso global” que assenta em duas grandes iniciativas lançadas pelo Papa Francisco: o “Pacto Global pela Família”, que irá merecer a reflexão do teólogo e docente universitário Juan Ambrosio, e o “Pacto Educativo Global” que será abordado por Jorge Cotovio, secretário-geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), ambos colaboradores deste Jornal há largos anos. A manhã terminará com um olhar da jornalista Imelda Monteiro sobre a forma como a “família” é comunicada.

Da parte da tarde há “Desafios e interpelações” resultantes da vida em casal numa conferência de Furtado Fernandes, orientador e mediador familiar, intitulada “Caminhar no amor”. A psicóloga Marina Amaro falará dos desafios e interpelações relacionadas com as crianças e os jovens no seio familiar, e a professora Goretti Valente colocará a família e a escola no centro da arte de educar. Caberá ao Pe. Octávio Morgadinho, o mais antigo colaborador do Jornal da Família, fazer uma síntese do dia.

Haverá ainda alguns testemunhos previamente gravados de colaboradores que se encontram fora de Portugal.

O Fórum decorre no próximo dia 28 de outubro, na Casa de Retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Fátima, e insere-se na caminhada trienal que a Família Blasiana está a fazer rumo ao Centenário da Ordenação Sacerdotal do seu Fundador, o Pe. Joaquim Alves Brás, também ele fundador do Jornal da Família.

A entrada é livre mas devido à capacidade do salão, a organização aconselha inscrição prévia.


E-mail: conselhogeral@iscf.pt
Telef.: 213 513 060

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

A sabedoria que parte do coração humano

“Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade, a nossa reflexão só pode partir do coração humano”. É com este pressuposto que Francisco alerta para as potencialidades e perigos da comunicação num mundo cada vez mais complexo da inteligência artificial.

Ler Mais >>

Construímo-nos na relação

Contruímo-nos na relação e a construção da identidade tem uma dimensão relacional e uma dimensão singular. Como cristãos somos chamados a viver a dimensão de Igreja mas também de cidadania e a esperança cristã deve ser testemunhada na vida de cada um mas também na relação com os outros. Ideias saídas do II Fórum Família.

Ler Mais >>

Vinde Espírito Santo!

No contexto do Mistério Pascal, Furtado Fernandes evoca a vinda do Espírito Santo para renovar mentalidades e comportamentos, num mundo dilacerado pelos horrores da guerra.

Ler Mais >>