Jornal da Família promove Fórum “Família, fonte de humanidade”

Os colaboradores do Jornal da Família vão levar para o Fórum “Família, fonte de humanidade” as temáticas sobre as quais escrevem mensalmente. No dia 28 de outubro juntam-se em Fátima para refletir sobre a família à luz dos últimos documentos e iniciativas do Papa Francisco.

O Jornal da Família lançou o desafio aos seus colaboradores e assim nasceu o Fórum “Família, fonte de humanidade”. Trata-se de um encontro que tem como objetivo olhar a família e os seus desafios à luz dos últimos documentos e iniciativas do Papa Francisco. Cada colaborador do Jornal foi convidado a organizar uma conferência relacionada com as temáticas sobre as quais escreve mensalmente.

Dividido em dois grandes blocos, a parte da manhã do Fórum decorrerá sobre o “chapéu” de “Um compromisso global” que assenta em duas grandes iniciativas lançadas pelo Papa Francisco: o “Pacto Global pela Família”, que irá merecer a reflexão do teólogo e docente universitário Juan Ambrosio, e o “Pacto Educativo Global” que será abordado por Jorge Cotovio, secretário-geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), ambos colaboradores deste Jornal há largos anos. A manhã terminará com um olhar da jornalista Imelda Monteiro sobre a forma como a “família” é comunicada.

Da parte da tarde há “Desafios e interpelações” resultantes da vida em casal numa conferência de Furtado Fernandes, orientador e mediador familiar, intitulada “Caminhar no amor”. A psicóloga Marina Amaro falará dos desafios e interpelações relacionadas com as crianças e os jovens no seio familiar, e a professora Goretti Valente colocará a família e a escola no centro da arte de educar. Caberá ao Pe. Octávio Morgadinho, o mais antigo colaborador do Jornal da Família, fazer uma síntese do dia.

Haverá ainda alguns testemunhos previamente gravados de colaboradores que se encontram fora de Portugal.

O Fórum decorre no próximo dia 28 de outubro, na Casa de Retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Fátima, e insere-se na caminhada trienal que a Família Blasiana está a fazer rumo ao Centenário da Ordenação Sacerdotal do seu Fundador, o Pe. Joaquim Alves Brás, também ele fundador do Jornal da Família.

A entrada é livre mas devido à capacidade do salão, a organização aconselha inscrição prévia.


E-mail: conselhogeral@iscf.pt
Telef.: 213 513 060

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Peregrinação a Donas para fazer memória do Pe. Brás

No próximo dia 14 de setembro a Família Blasiana peregrina a Donas, paróquia nos arredores do Fundão onde o Pe. Joaquim Alves Brás foi pároco de 1925 a 1930. Um evento inserido no contexto do Ano Jubilar que está a assinalar os 100 anos de Ordenação Sacerdotal do Fundador da Família Blasiana.

Ler Mais >>

(II) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“A minha casa, não será uma casa de portas fechadas, para os habitantes desta freguesia, mas todos, todos, terão nela entrada”, afirmou o Pe. Alves Brás, há cerca de 100 anos, na sua primeira homilia. ”Todos, todos”, palavras que mais recentemente ecoaram pelo mundo quando foram proferidas pelo Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023. Um artigo de Conceição Brites que demostra como o Pe. Brás foi um homem à frente do seu tempo.

Ler Mais >>

(I) Padre Joaquim Alves Brás – Cem anos de Sacerdócio em prol da Família

“Celebrar cem anos de ordenação sacerdotal do Padre, Monsenhor, Joaquim Aves Brás é tomar consciência que o que vamos celebrar são mesmo os cem anos do seu sacerdócio, e não apenas os quarenta e um anos que ele exerceu cá na terra”, afirma a Cooperadora da Família Conceição Brites num artigo que recorda a primeira homilia do Pe. Brás na Paróquia de Donas.

Ler Mais >>

“O Botãozinho” – 50 anos a inovar e a educar nos valores

Começou com 30 crianças, divididas por duas salas. Hoje acolhe 260 em 14 salas, mas o espaço continua a ser pequeno para a procura. O Centro de Cooperação Familiar, Creche e Pré-escolar “O Botãozinho”, celebrou 50 anos de vida. Meio século marcado pela inovação e pela fidelidade ao carisma das Cooperadoras da Família.

Ler Mais >>

Ousar contemplar e testemunhar a beleza

Parar para contemplar a beleza da humanidade e dela ser testemunho. O convite é de Juan Ambrosio e bem que pode começar a ser posto em prática nestes dias onde a rotina de um ano de trabalho dá lugar a dias mais descansados.

Ler Mais >>

“ Os Pais não têm prazo de validade”

A presença dos pais na escola é fundamental para um acompanhamento do percurso educativo de crianças e jovens. Independentemente do ciclo educativo que frequentem, Goretti Valente convida os pais a irem à escola.

Ler Mais >>