Jornal da Família promove Fórum “Família, fonte de humanidade”

Os colaboradores do Jornal da Família vão levar para o Fórum “Família, fonte de humanidade” as temáticas sobre as quais escrevem mensalmente. No dia 28 de outubro juntam-se em Fátima para refletir sobre a família à luz dos últimos documentos e iniciativas do Papa Francisco.

O Jornal da Família lançou o desafio aos seus colaboradores e assim nasceu o Fórum “Família, fonte de humanidade”. Trata-se de um encontro que tem como objetivo olhar a família e os seus desafios à luz dos últimos documentos e iniciativas do Papa Francisco. Cada colaborador do Jornal foi convidado a organizar uma conferência relacionada com as temáticas sobre as quais escreve mensalmente.

Dividido em dois grandes blocos, a parte da manhã do Fórum decorrerá sobre o “chapéu” de “Um compromisso global” que assenta em duas grandes iniciativas lançadas pelo Papa Francisco: o “Pacto Global pela Família”, que irá merecer a reflexão do teólogo e docente universitário Juan Ambrosio, e o “Pacto Educativo Global” que será abordado por Jorge Cotovio, secretário-geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), ambos colaboradores deste Jornal há largos anos. A manhã terminará com um olhar da jornalista Imelda Monteiro sobre a forma como a “família” é comunicada.

Da parte da tarde há “Desafios e interpelações” resultantes da vida em casal numa conferência de Furtado Fernandes, orientador e mediador familiar, intitulada “Caminhar no amor”. A psicóloga Marina Amaro falará dos desafios e interpelações relacionadas com as crianças e os jovens no seio familiar, e a professora Goretti Valente colocará a família e a escola no centro da arte de educar. Caberá ao Pe. Octávio Morgadinho, o mais antigo colaborador do Jornal da Família, fazer uma síntese do dia.

Haverá ainda alguns testemunhos previamente gravados de colaboradores que se encontram fora de Portugal.

O Fórum decorre no próximo dia 28 de outubro, na Casa de Retiros do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), em Fátima, e insere-se na caminhada trienal que a Família Blasiana está a fazer rumo ao Centenário da Ordenação Sacerdotal do seu Fundador, o Pe. Joaquim Alves Brás, também ele fundador do Jornal da Família.

A entrada é livre mas devido à capacidade do salão, a organização aconselha inscrição prévia.


E-mail: conselhogeral@iscf.pt
Telef.: 213 513 060

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Com sobriedade e intensidade

Numa época com forte apelo ao consumismo, Juan Ambrosio evoca a ‘Laudato si’ para nos alertar para o sobriedade sem nunca perder o sentido cristão do Natal.

Ler Mais >>

O Papa Francisco e a COP28

Por estes dias, decorre no Dubai a COP28. O que se espera da Cimeira do Clima? Acelerar a descarbonizarão e compensar o Sul Global onde é maior o impacto das alterações climáticas. A análise de Murillo Missaci.

Ler Mais >>

Inteligência espiritual

O que é a inteligência espiritual? É a inteligência que “pretende capacitar-nos para lidar com a fugacidade da vida e as vicissitudes do tempo”, explica Furtado Fernandes num artigo focado no “sentido da vida

Ler Mais >>

E depois da pandemia?

“A sociedade está cansada e não tem tempo”, afirma Cristiana Moreira numa reflexão sobre a empatia, ou a falta dela, num tempo em que as vidas voltaram a ser “engolidas pela rotina”.

Ler Mais >>