Padre Joaquim Alves Brás celebrado em Roma

Com os olhos postos no centenário da sua ordenação sacerdotal, o Pe. Alves Brás foi celebrado em Roma por ocasião das datas do seu nascimento e morte. A Igreja de Santo António dos Portugueses acolheu a celebração eucarística e Murillo Missaci conta-nos os pormenores.

No último dia 10 de março, celebrou-se na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, uma Santa Missa especial dedicada ao Venerável Pe. Joaquim Alves Brás, presidida por Mons. Fernando Silva de Matos, Postulador Geral da Causa de Canonização do Pe. Brás.

Na Missa estavam presentes as Cooperadoras Lúcia Duarte e Margarida Pinto, representantes em Roma do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), além de Mons. Agostinho da Costa Borges, Reitor da Igreja de Santo António, dos demais sacerdotes, dos fiéis e amigos, que em assembleia e com gratidão, num forte sentimento familiar, recordaram a vida e o legado do Pe. Brás. A Missa foi acompanhada no órgão pelo talentoso organista titular da nossa Igreja, Giampaolo Di Rosa.

Como sabemos, o mês de março foi um mês importante durante a vida do Padre Brás, tendo nascido no dia 20 e falecido no dia 13. Ademais, a 15 de março de 2008, o Papa Bento XVI reconhecia a heroicidade das virtudes do Servo de Deus Joaquim Alves Brás. Na homilia de Mons. Matos, bem como no discurso da Cooperadora Lúcia, destacou-se a proximidade do centenário da ordenação sacerdotal do Pe. Brás, que se celebrará em 19 de julho de 2025.

Mons. Matos recordou também a importância da figura do Pe. Brás não somente no cenário eclesiástico do século XX em Portugal, mas também na sociedade como um todo, refletindo sobre a sua atenção e a sua preocupação para com os mais pobres e necessitados, reiterando a importância da família como a base mais sólida e segura para que os valores de justiça, caridade, igualdade, compaixão e fraternidade entre os povos e as pessoas possam se fortalecer e florescer.

Tenho muito orgulho de poder colaborar com o Jornal da Família, junto dos outros colaboradores, e em especial do Cristiano Cirillo (dado que os dois vivemos em Roma), com o qual tento sempre difundir cada vez mais a história e a memória do Pe. Brás não somente em Roma e em Portugal, mas também em toda a Itália e no Brasil, de onde sou natural! Sigamos os ensinamentos do Pe. Brás e recordemo-nos sempre do legado que nos deixou!

Foto: Cristiano Cirillo
Celebração em memória de Mons. Alves Brás na Igreja de Santo António dos Portugueses – Roma, 10.03.2024

Murillo Missaci
missacimb@gmail.com
Artigo da edição de abril de 2024 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Buen Camino!

“Foram dias intensos de esforço físico, mas sobretudo de densidade espiritual”. Juan e Cristina concretizaram este verão uma experiência há anos adiada: percorrer um dos caminhos que leva a Santiago de Compostela. Uma experiência partilhada no Jornal da Família.

Ler Mais >>

Sagrada Família, uma extraordinária surpresa

Na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, a beleza arquitetónica é inseparável da beleza espiritual que provoca em cada visitante. A obra, a quem Gaudi dedicou 43 anos da sua vida, é Património Mundial e mereceu uma visita demorada de Cristiano Cirillo.

Ler Mais >>