Nasceu pouco tempo depois da revolução de abril de 1974 para dar resposta aos inúmeros pais que não tinham onde deixar as crianças durante o período laboral. E, tal como o 25 de Abril, o equipamento social de Creche e Pré-Escolar O Botãozinho, Centro de Cooperação Familiar, em Carcavelos, completa este ano 50 anos de existência.
O primeiro grande momento de celebração decorreu no passado dia 11 de maio. As portas, daquela que tem sido a “casa” de milhares de crianças ao longo de cinco décadas, abriram-se aos adultos para uma reflexão que teve como guia o tema: “Família – Escola de Vida e de Amor, Mensageira de Esperança e Construtora de Paz”.
Furtado Fernandes, orientador e mediador familiar, centrou-se na relação do casal, desde o namoro até à velhice, e nos desafios que se colocam em cada uma destas fases, enquanto foi caracterizando a convivência entre casais com diferentes personalidades, formas de ser e de agir.
As outras duas intervenções estiveram a cargo de “gente da casa”. Filomena Santos Silva é psicóloga e há 25 anos que trabalha nesta instituição, onde exerce as funções de psicóloga e gestora da qualidade. O seu testemunho foi pautado pela vertente profissional, mas também pela emoção de ver as crianças, nesta casa, crescerem a ser educadas para os valores.
E se há casal que consegue dar testemunho do trabalho d´O Botãozinho é o casal André e Raquel Monteiro. Pais de sete filhos, com idades compreendidas entre os 8 e os 23 anos, esta foi também a “casa” de todos eles. Ao longo de 20 anos houve sempre filhos da família Monteiro a frequentar a instituição. O testemunho que deram, acompanhado pelas imagens dos filhos quando frequentavam O Botãozinho, destacou esta casa como “lar” e a estabilidade da equipa coordenadora e pedagógica.
As Cooperadoras da Família são garante dessa estabilidade. Os pais que frequentam a casa vão-se acostumando, ao longo de vários anos, a ver as mesmas caras tomarem conta das suas crianças e isso dá-lhes segurança.
O espaço de reflexão e partilha foi precedido por um momento de Bailado protagonizado pela Escola de Dança Ana Manjericão.
Ainda no âmbito das celebrações dos 50 anos, no dia 6 de julho haverá uma Festa de Ação de Graças que terá início às 15h00, com um espetáculo sobre a Vida e Obra do Fundador dos Centro de Cooperação Familiar, Pe. Alves Brás, protagonizado pelas crianças d´O Botãozinho e que andará à volta da temática “Botãozinho de Raiz / Uma Construção – Muitas Vidas”. Pelas 18h00, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, presidirá à celebração eucarística.
IM
Artigo da edição de junho de 2024 do Jornal da Família