50 anos a educar crianças para os valores

A estabilidade da equipa diretiva e pedagógica tem marcado os 50 anos de vida d´O Botãozinho, Centro de Cooperação Familiar, em Carcavelos. Há quem esteja à sua frente há 50 anos, quem lá esteja a trabalhar há mais de 25 anos e há pais para quem esta casa foi “lar” dos seus filhos ao longo de 20 anos.

Nasceu pouco tempo depois da revolução de abril de 1974 para dar resposta aos inúmeros pais que não tinham onde deixar as crianças durante o período laboral. E, tal como o 25 de Abril, o equipamento social de Creche e Pré-Escolar O Botãozinho, Centro de Cooperação Familiar, em Carcavelos, completa este ano 50 anos de existência.

O primeiro grande momento de celebração decorreu no passado dia 11 de maio. As portas, daquela que tem sido a “casa” de milhares de crianças ao longo de cinco décadas, abriram-se aos adultos para uma reflexão que teve como guia o tema: “Família – Escola de Vida e de Amor, Mensageira de Esperança e Construtora de Paz”. 

Furtado Fernandes, orientador e mediador familiar, centrou-se na relação do casal, desde o namoro até à velhice, e nos desafios que se colocam em cada uma destas fases, enquanto foi caracterizando a convivência entre casais com diferentes personalidades, formas de ser e de agir.

As outras duas intervenções estiveram a cargo de “gente da casa”. Filomena Santos Silva é psicóloga e há 25 anos que trabalha nesta instituição, onde exerce as funções de psicóloga e gestora da qualidade. O seu testemunho foi pautado pela vertente profissional, mas também pela emoção de ver as crianças, nesta casa, crescerem a ser educadas para os valores.

E se há casal que consegue dar testemunho do trabalho d´O Botãozinho é o casal André e Raquel Monteiro. Pais de sete filhos, com idades compreendidas entre os 8 e os 23 anos, esta foi também a “casa” de todos eles. Ao longo de 20 anos houve sempre filhos da família Monteiro a frequentar a instituição. O testemunho que deram, acompanhado pelas imagens dos filhos quando frequentavam O Botãozinho, destacou esta casa como “lar” e a estabilidade da equipa coordenadora e pedagógica.

As Cooperadoras da Família são garante dessa estabilidade. Os pais que frequentam a casa vão-se acostumando, ao longo de vários anos, a ver as mesmas caras tomarem conta das suas crianças e isso dá-lhes segurança.

O espaço de reflexão e partilha foi precedido por um momento de Bailado protagonizado pela Escola de Dança Ana Manjericão.

Ainda no âmbito das celebrações dos 50 anos, no dia 6 de julho haverá uma Festa de Ação de Graças que terá início às 15h00, com um espetáculo sobre a Vida e Obra do Fundador dos Centro de Cooperação Familiar, Pe. Alves Brás, protagonizado pelas crianças d´O Botãozinho e que andará à volta da temática “Botãozinho de Raiz / Uma Construção – Muitas Vidas”. Pelas 18h00, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, presidirá à celebração eucarística.

IM
Artigo da edição de junho de 2024 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>

A Santa Sé perante a crise do multilateralismo

Num tempo em que o multilateralismo parece perder fôlego perante a fragmentação global, Murillo Missaci propõe uma leitura do papel da Santa Sé na diplomacia contemporânea. Sem depender de poder económico ou militar, o Vaticano mantém-se como voz de diálogo e de equilíbrio, recordando que a credibilidade das instituições internacionais nasce da fidelidade à pessoa humana e da perseverança na cooperação.

Ler Mais >>

A secularidade consagrada refrescada pela ‘Magnifica Humanitas’ de Leão XIV

A secularidade consagrada ganha hoje um novo fôlego, iluminada pela visão humanista e missionária da ‘Magnifica Humanitas’. Num tempo marcado pela busca de sentido, pela necessidade de diálogo e pela urgência de reconstruir vínculos humanos, os consagrados seculares surgem como testemunhas de uma Igreja que se faz próxima e que assume a missão de humanizar cada espaço onde a vida acontece.

Ler Mais >>

Livros e leituras

A leitura acompanha Juan Ambrosio no trabalho e na vida, mas ganha novo sentido nos momentos partilhados com o neto. Entre livros que alargam o pensamento e histórias que despertam a imaginação, Juan Ambrosio sublinha a importância de criar nas crianças o gosto pelos livros.

Ler Mais >>