O trabalho de grupo no caminho da socialização

“A realização de tarefas em grupo, quer em casa, quer na escola, permitem uma formação contínua da capacidade de interligação com os outros ou com o meio que nos rodeia”, defende a professora Goretti Valente num artigo que aborda a importância do trabalho de grupo para a socialização.

O ser humano é por natureza um ser social, por isso, aprender a saber estar com os outros é muito importante e deve fazer parte da formação de cada um. A família e a escola são as duas instituições mais indicadas para a realização desta tarefa. O trabalho de grupo, em contexto escolar, sempre foi um pouco contestado pelos alunos, pelos mais diversos motivos, no entanto, sabemos por experiência do quotidiano, o quanto é importante saber trabalhar e viver uns com os outros. Apesar de não ser uma atividade da preferência dos alunos, continua a realizar-se porque dela se retiram grandes benefícios para a formação humana e cultural. Trabalhar em grupo ensina a socializar, a compreender o outro e a respeitar a opinião de cada um, uma preparação fundamental para a vida.

A realização de tarefas em grupo, quer em casa, quer na escola, permitem uma formação contínua da capacidade de interligação com os outros ou com o meio que nos rodeia. A expressão “Juntos somos mais fortes” não é apenas o título de uma canção, é uma verdade indiscutível. Opiniões diversificadas enriquecem o trabalho e permitem uma análise mais aprofundada de qualquer tema. Saber ouvir, selecionar, escolher, decidir, debater, conviver e organizar são outras aprendizagens complementares, muito pertinentes e enriquecedoras.

O trabalho de grupo é uma atividade positiva que permite um melhor desenvolvimento das aprendizagens e dos comportamentos em qualquer idade, no entanto, em idade escolar é importante e aconselhável. A orientação e acompanhamento desta tarefa por parte dos professores ou dos pais é importante e indispensável para a promoção do bem-estar do grupo e dos bons resultados que se pretendem obter.

Um caminho a considerar para a Socialização.

Uma forma para crescer melhor!

Goretti Valente
Artigo da edição de junho de 2024 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Basílica de São Paulo fora dos Muros

É das mais importantes e imponentes basílicas papais e faz memória daquele que terá sido o primeiro grande missionário da Igreja. Cristiano Cirillo faz-nos uma visita guiada à Basílica de São Paulo fora dos Muros.

Ler Mais >>

É um dia belo o Dia-do-Pai com vistas para Deus

“Salta à vista que celebrar o pai é reunir a família, pais e filhos, avôs e netos, e avivar o mistério da vida e do amor, da paz, do pão, do vinho e da alegria, pautas novas que tanta falta fazem ao nosso mundo indiferente, violento e salitrado, em que muitas vezes não se vê nenhum céu azul ou estrelado” (Comissão Episcopal do Laicado e Família)

Ler Mais >>

25 anos de missão em Cabinda

O bispo da diocese de Cabinda agradece missão das Cooperadoras da Família ao longo de 25 anos nesta diocese angolana e chama “grande obra” ao Complexo Escolar Brazita, no Bairro do Mbuco, que acolhe mais de 900 alunos.

Ler Mais >>

Refletir a “Família” em família

Os núcleos MLC (Movimento por um Lar Cristão) de Portalegre e Lisboa levaram a cabo dois retiros para famílias. O objetivo foi refletir a “Família” em família com a ajuda de dois orientadores com vasta experiência académica e teológica na área da pastoral familiar.

Ler Mais >>