O trabalho de grupo no caminho da socialização

“A realização de tarefas em grupo, quer em casa, quer na escola, permitem uma formação contínua da capacidade de interligação com os outros ou com o meio que nos rodeia”, defende a professora Goretti Valente num artigo que aborda a importância do trabalho de grupo para a socialização.

O ser humano é por natureza um ser social, por isso, aprender a saber estar com os outros é muito importante e deve fazer parte da formação de cada um. A família e a escola são as duas instituições mais indicadas para a realização desta tarefa. O trabalho de grupo, em contexto escolar, sempre foi um pouco contestado pelos alunos, pelos mais diversos motivos, no entanto, sabemos por experiência do quotidiano, o quanto é importante saber trabalhar e viver uns com os outros. Apesar de não ser uma atividade da preferência dos alunos, continua a realizar-se porque dela se retiram grandes benefícios para a formação humana e cultural. Trabalhar em grupo ensina a socializar, a compreender o outro e a respeitar a opinião de cada um, uma preparação fundamental para a vida.

A realização de tarefas em grupo, quer em casa, quer na escola, permitem uma formação contínua da capacidade de interligação com os outros ou com o meio que nos rodeia. A expressão “Juntos somos mais fortes” não é apenas o título de uma canção, é uma verdade indiscutível. Opiniões diversificadas enriquecem o trabalho e permitem uma análise mais aprofundada de qualquer tema. Saber ouvir, selecionar, escolher, decidir, debater, conviver e organizar são outras aprendizagens complementares, muito pertinentes e enriquecedoras.

O trabalho de grupo é uma atividade positiva que permite um melhor desenvolvimento das aprendizagens e dos comportamentos em qualquer idade, no entanto, em idade escolar é importante e aconselhável. A orientação e acompanhamento desta tarefa por parte dos professores ou dos pais é importante e indispensável para a promoção do bem-estar do grupo e dos bons resultados que se pretendem obter.

Um caminho a considerar para a Socialização.

Uma forma para crescer melhor!

Goretti Valente
Artigo da edição de junho de 2024 do Jornal da Família

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Relacionado

Outras Notícias

Institutos Seculares: Celebrar 80 anos entre os desafios e a esperança

A preparação da celebração dos 80 anos da constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’ já está em marcha. Reunidos a 19 de setembro, em Coimbra, os Institutos Seculares portugueses lançaram o caminho rumo ao encontro nacional de 30 de janeiro de 2027, em Fátima, numa iniciativa que pretende reforçar a identidade e a visibilidade desta vocação na Igreja.

Ler Mais >>

Pastoral Familiar – “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o padre José Alves

Dez anos após a publicação da ‘Amoris Laetitia’, o padre José Augusto Gonçalves Alves teme que a pastoral familiar tenha perdido o impulso que já teve. “Tenho a impressão que já se fez mais”, afirma o sacerdote vicentino e assistente espiritual do núcleo de Viseu do Movimento por um Lar Cristão. O padre José Alves defende uma pastoral “missionária “e “em saída”, em que a formação dos agentes da pastoral deve ir além da formação filosófica e teológica.

Ler Mais >>

“O amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas”

Ana Bem e Hélder da Silva celebram este ano 25 anos de casamento e 34 de namoro. São eles que nos ajudam a refletir sobre o Capítulo V da ´Amoris Laetitia’ – O Amor que se torna fecundo. Por entre a vida familiar, a vida profissional e o serviço à Igreja e à comunidade, afirmam que “o amor nunca foi feito para ficar fechado entre duas pessoas” e “nunca fica mais pequeno quando é partilhado”.

Ler Mais >>

Retalhos de amor que dão vida

No Centro de Cooperação Familiar | Lar Betânia, em Fátima, as marchas dos Santos Populares não são apenas uma festa: são um encontro de memórias e afetos que continuam a dar vida aos dias. Este ano, sob o lema “Vidas com História – Retalhos de Amor”, os utentes desfilaram no espaço exterior da instituição levando consigo meses de dedicação, figurinos feitos em conjunto e, sobretudo, pedaços das suas próprias histórias. São fragmentos de coragem, perdas, fé e superação que emocionaram colaboradores e famílias.

Ler Mais >>

Férias com afetos

As férias passam depressa, mas aquilo que vivemos em família permanece. Neste verão, queremos mais do que destinos e fotografias: queremos pais e filhos juntos, presentes, atentos uns aos outros, a criar memórias que o tempo não apaga. Porque as melhores férias são sempre as que fortalecem o afeto que nos une.

Ler Mais >>