O ser humano é por natureza um ser social, por isso, aprender a saber estar com os outros é muito importante e deve fazer parte da formação de cada um. A família e a escola são as duas instituições mais indicadas para a realização desta tarefa. O trabalho de grupo, em contexto escolar, sempre foi um pouco contestado pelos alunos, pelos mais diversos motivos, no entanto, sabemos por experiência do quotidiano, o quanto é importante saber trabalhar e viver uns com os outros. Apesar de não ser uma atividade da preferência dos alunos, continua a realizar-se porque dela se retiram grandes benefícios para a formação humana e cultural. Trabalhar em grupo ensina a socializar, a compreender o outro e a respeitar a opinião de cada um, uma preparação fundamental para a vida.
A realização de tarefas em grupo, quer em casa, quer na escola, permitem uma formação contínua da capacidade de interligação com os outros ou com o meio que nos rodeia. A expressão “Juntos somos mais fortes” não é apenas o título de uma canção, é uma verdade indiscutível. Opiniões diversificadas enriquecem o trabalho e permitem uma análise mais aprofundada de qualquer tema. Saber ouvir, selecionar, escolher, decidir, debater, conviver e organizar são outras aprendizagens complementares, muito pertinentes e enriquecedoras.
O trabalho de grupo é uma atividade positiva que permite um melhor desenvolvimento das aprendizagens e dos comportamentos em qualquer idade, no entanto, em idade escolar é importante e aconselhável. A orientação e acompanhamento desta tarefa por parte dos professores ou dos pais é importante e indispensável para a promoção do bem-estar do grupo e dos bons resultados que se pretendem obter.
Um caminho a considerar para a Socialização.
Uma forma para crescer melhor!
Goretti Valente
Artigo da edição de junho de 2024 do Jornal da Família